Terça-feira, 22 de Outubro de 2024
18 JUN 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Casa da Juventude é inaugurada e será sede das aulas do Projeto Guri
A Casa da Juventude está instalada junto ao CEU das Artes e abrigará aulas do Projeto Guri e atividades voltadas aos jovens
A Prefeitura de Penápolis inaugurou, na tarde desta segunda-feira (17), a Casa da Juventude “Iraydes Piccirilli Fernandes”. Espaço construído com um investimento de R$ 778 mil abrigará as aulas do Projeto Guri e está instalado junto ao CEU das Artes, na Vila Aparecida. A Casa da Juventude é um espaço de promoção das políticas públicas da juventude em Penápolis.
O evento contou com a presença do prefeito Caique Rossi; do secretário executivo da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Raul Christiano; do coordenador estadual de Políticas para Juventude, Juliano Borges; do supervisor educacional do Projeto Guri, Rodrigo Luiz de Souza; além de vereadores, secretários municipais e demais convidados. Também estavam presentes, os familiares da saudosa Iraydes Piccirilli Fernandes, que dá nome ao espaço público.
Durante a cerimônia, os presentes puderam assistir a apresentações dos alunos do Núcleo de Dança, da Secretaria de Cultura e Turismo. O prefeito Caique Rossi destacou que a Casa da Juventude foi instalada junto ao CEU das Artes para integrar as ações voltadas aos jovens.
“Esse novo espaço público disponível para nossa população foi um dos motivos que nos levaram a receber o prêmio de “Prefeito Amigo da Criança”, que avaliou diversas ações desenvolvidas pelo poder público em proteção às crianças e adolescentes. A Casa da Juventude é fruto de um árduo trabalho de toda a equipe para fazer a diferença na vida de toda a população”, afirmou o prefeito.
O secretário executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano, pontuou que essa é a 16ª de 45 unidades que a pasta entrega aos municípios. “Temos convicção plena de que esse é um equipamento norteador da juventude, que vai agregar valores para a sociedade, e símbolo do nosso compromisso em apoiar e preparar nossos jovens”.
O coordenador de Políticas para a Juventude da SJC, Juliano Borges, ressaltou que a entrega deste espaço revitalizado, que agrega esse importante equipamento do Governo de SP, é uma conquista. “Temos certeza de que será um ambiente que transformará vidas de jovens e adolescentes com oficinas culturais, esportivas e formativas para fazerem a diferença para a sociedade”.

Estrutura
A Casa da Juventude foi implantada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. O Estado será responsável pelo financiamento para a construção do prédio com área total construída de 240 metros quadrados, em estrutura metálica e alvenaria. A Prefeitura disponibilizou o terreno para a construção e é responsável pela aquisição de móveis e demais equipamentos.
O espaço abrigará as aulas do Projeto Guri, que forma jovens de 06 a 18 anos em modalidades musicais. Além disso, o espaço contará com atividades do coletivo de hip-hop com batalhas de rima, breaking e outras atividades culturais. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho, a Casa da Juventude também contará com cursos de empreendedorismo e liderança, qualificação profissional e iniciação ao mercado de trabalho para os jovens.
As obras foram executadas pela empresa Maic Engenharia Eireli EPP, vencedora do processo licitatório realizado pela Prefeitura. O investimento total foi de R$ 778.416,77, com recursos de convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, com contrapartida da Prefeitura.
O projeto técnico da Casa da Juventude foi elaborado pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A edificação é composta por um salão com área útil de 154,05 metros quadrados.
O espaço ainda tem dois anexos laterais com área útil de 28,34 metros quadrados cada, onde se localizam banheiros, cozinha, salas de reuniões e apoio. Além disso, a edificação possui duas áreas externas cobertas com área útil de 36,5 e 37,5 metros quadrados.

17/06/2024
Inauguração da Casa da Juventude “Iraydes Piccirilli Fernandes”
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024