O Centro de Referência da Assistência Social - Cras Eldorado “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim” em parceria com os estudantes do curso de Psicologia da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) estão realizando um projeto com o grupo de gestante da unidade para estimular o vínculo materno.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, o tema faz parte do trabalho desenvolvido durante os grupos de gestantes. “Durante os grupos, trabalhamos ao longo de vários meses para fortalecer os vínculos familiares desde o útero materno, já que os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento integral dos bebês”, afirmou.
“Agora contamos com essa parceria com os estudantes da Funepe para incrementar ainda mais esse trabalho, estimulando a construção de vínculos afetivos entre as gestantes e mães, com os seus filhos”, acrescentou o secretário. Os grupos de gestantes são realizados tanto no Cras Eldorado “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim” e no Cras Planalto “Yone Lacava Pereira”.
“A ideia é preparar as futuras mamães para o nascimento de seus filhos. Elas participam de diversas atividades, como palestras com profissionais da saúde, confecção de artesanato, orientações sobre amamentação e cuidados com o bebê, tiram dúvidas sobre mudanças do corpo e aproveitam a convivência”, explicou.
Na conclusão dos grupos, as gestantes e mães recebem o kit natalidade, criado pela Lei Municipal nº 2520. O kit contém banheira, fraldas, lenço umedecido, pomada antiassadura, roupinhas, sabonete líquido, cobertor, malinha e outros itens, que fazem com que as gestantes e os bebês sejam acolhidos com humanização.
Secom – PMP