Em celebração aos 30 anos do Programa União Faz a Vida, o município de Penápolis, que é parceiro do programa há quase 10 anos, foi convidado a participar do evento Summit Educação 2025, promovido pela Cooperativa Sicredi, na cidade de Curitiba/PR.
Mais de 700 educadores de diversas cidades do país participaram do encontro realizado nos dias 15 e 16 de setembro; sendo Penápolis representada pela secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro e pela coordenadora geral da Educação Infantil, Maribel de Almeida Oliveira Ribeiro.
Por meio de painéis, palestras e peça teatral, o encontro deste ano abordou o tema “Árvore do Conhecimento”, convidando os educadores a refletir sobre a força das raízes que sustentam a educação e a importância de cultivar, coletivamente, futuros mais justos, cooperativos e transformadores.
Destaques
A programação contou com palestrantes de renome nacional, como Fabrício Carpinejar, Paulo Cesar Soares e Celso Vasconcellos. Outro destaque foi o lançamento do livro “Olhares sobre a Educação: a dinâmica do Programa A União Faz a Vida na contribuição do alcance dos ODS” (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Agenda 2030. O livro contém resultado de pesquisas feitas por professores sobre o programa que já impacta milhares de crianças e comunidades.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Neira Pinheiro, o encontro proporcionou dois dias de trocas entre educadores, aprendizados e experiências que fortaleceram a rede educativa de várias cidades do Brasil. “A rede municipal de ensino de Penápolis participa do programa União Faz a Vida há quase 10 anos e durante todo esse tempo, foi possível perceber o poder da cooperação, especialmente entre nossas crianças, como caminho para transformar realidades”, comentou.
O Programa
Comemorando 30 anos de existência, o Programa União Faz a Vida (PUFV) segue com a missão de promover a aprendizagem de crianças e adolescentes por meio de valores de cooperação e cidadania, formando pessoas mais responsáveis, solidárias e comprometidas com a comunidade.
Dentre as ações realizadas, o programa apoia escolas e professores com formação continuada e metodologias inovadoras; incentiva a aprendizagem por meio de projetos em que os alunos investigam problemas reais da comunidade e buscam soluções em grupo; estimula a cooperação, respeito, diálogo e protagonismo dos estudantes; além de firmar parcerias entre cooperativa, escola, famílias e comunidade.
Secom – PMP