O Ministério da Saúde lançou na última segunda-feira, 06, a Campanha Nacional de Multivacinação, sendo que o município de Penápolis aderiu a essa importante ação, com o objetivo de atualizar a caderneta de vacina de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A Campanha de Multivacinação continua até o dia 31 de outro.
Em Penápolis, a vacinação é realizada nas Salas de Vacina das Macros de Saúde I, II, III e IV, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Durante a Campanha, todas as vacinas do Calendário Nacional 2025 estarão disponíveis ao público. No entanto, é preciso que os pais e responsáveis levem os menores até a Sala de Vacina mais próxima e apresente a caderneta de vacinação para atualização das doses.
Em conformidade com o calendário nacional, o “Dia D” de Multivacinação em Penápolis será realizado dia 18 de outubro (sábado), com aplicação das doses nas Salas de Vacina das Macros I, II, III e IV, das 8h às 14h.
A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que a partir de segunda-feira, 13, as Macros de Saúde I e IV – que fazem parte do Triângulo da Saúde – também abrirão as Salas de Vacina no horário noturno, das 18h às 20h, para aplicação das doses durante a Campanha de Multivacinação.
Vacinas
Dentre as principais doses oferecidas às crianças estão as vacinas contra poliomielite, caxumba, rubéola, sarampo, febre amarela e Covid-19. Lembrando que o Estado de São Paulo está em alerta com a volta de casos de sarampo e também foram registrados neste ano de 2025 vários casos de febre amarela e até mesmo óbitos causados pela doença, em pessoas que não foram vacinadas.
A vacinação contra a Covid é fundamental para sua prevenção e também previne a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), que se manifesta em crianças e adolescentes.
Com relação ao público adolescente menor de 15 anos, recomenda-se a vacinação contra Meningite A, C, W e Y; e também contra o vírus HPV.
Para todos
O Serviço de Vigilância Epidemiológica informa ainda que durante o ano inteiro, todas as vacinas do calendário nacional estão disponíveis para todos os públicos (bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos). Basta procurar a Macro de Saúde mais próxima de sua residência, no horário normal de atendimento, para atualizar a caderneta de vacinação.
Os adolescentes com idades entre 15 e 19 anos que nunca tomaram a vacina contra HPV, também são chamados para se vacinar.
Vale ressaltar que é preciso aumentar a cobertura vacinal de todos os públicos, pois o baixo índice de vacinação aumenta a incidência de doenças infectocontagiosas graves, como por exemplo, o sarampo, febre amarela, meningites, covid e influenza (gripe).
Onde se vacinar:
Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546 - Jardim Eldorado)
Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99 - Centro)
Macro III (avenida Carlos Casela 822 - Santa Terezinha)
Macro IV (avenida Santa Casa, 2009 – Planalto)
Secom – PMP