A criação do Núcleo da Escuta Especializada e a implementação do Protocolo da Escuta Especializada foram destaques no VII Fórum de Enfrentamento e Combate às Violências do Estado de São Paulo, realizado no dia 09, na capital paulista. A iniciativa coordenada pela Sedes (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social) foi selecionada pela Secretaria Estadual de Saúde como modelo para outros municípios.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luiz Menti Sanchez, explicou que o projeto foi selecionado pelo Governo do Estado junto com outros sete municípios. “Ao todo, foram oito iniciativas selecionadas e nós ficamos em segundo lugar. Durante o Fórum, nós apresentamos a experiência de Penápolis no enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes”, explicou.
Durante a apresentação, foram evidenciados os resultados positivos obtidos a partir da qualificação do atendimento, que garante um processo humanizado, seguro e intersetorial para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O trabalho vem fortalecendo a rede de proteção, ao promover maior eficácia nas intervenções e garantindo direitos com responsabilidade e sensibilidade.
“O Núcleo de Escuta Especializada foi implantado de 2023, assim como o Protocolo da Escuta Especializada que define os fluxos de atendimento às crianças e aos adolescentes vítimas de violência. Ter esse trabalho exposto a outras cidades como um exemplo de atendimento é resultado de compromisso com a proteção dessas crianças”, destacou Pedro Sanchez.
O secretário ainda enfatizou o investimento contínuo do poder público na área de assistência social. “Priorizar essa pauta tão essencial reforça que os avanços alcançados são fruto de uma gestão comprometida com a proteção integral e com a construção de políticas públicas eficientes e transformadoras”, concluiu o secretário de Desenvolvimento Social.
O Núcleo da Escuta Especializada funciona nas dependências da Biblioteca Municipal Prof. Jayme Monteiro (avenida Ivanoé de Cunto 326, Vila Formosa). Trata-se de um espaço destinado a ouvir crianças e adolescentes vítimas de violência. um instrumento de proteção social especializada dentro da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social.
A construção do protocolo/fluxo de atendimento do Núcleo de Escuta Especializada foi feita em parceria com os demais órgãos integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município de Penápolis.
Este Núcleo de Escuta Especializada atua para garantia de direitos da criança e do adolescente, no que diz respeito tanto à identificação como ao encaminhamento de questões relacionadas à violência em todos os seus aspectos (física, psicológica, sexual e institucional, entre outras).
Sua equipe é composta por assistente social, psicólogo, enfermeiro e pedagogo. Esta frente de trabalho é ligada ao Creas (Centro de Referência Especializada da Assistência Social).
Secom – PMP