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Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
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15 DEZ 2025
EDUCAÇÃO
Educação de Penápolis expõe banner em Seminário do Programa LEEI
Foto Noticia Principal Grande
Durante o Seminário, gestores da Educação de Penápolis expuseram o banner “O espaço como grande aliado do professor”
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O município de Penápolis esteve representado no Seminário Final do Programa LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) – Aprofundamento, realizado na cidade de Presidente Prudente, no início deste mês de dezembro. A realização do Seminário marcou o encerramento das atividades do programa durante o ano de 2025, quando os municípios de toda região puderam apresentar suas práticas e compartilhar aprendizados.

Na oportunidade, profissionais gestores da Secretaria Municipal de Educação fizeram a exposição na modalidade banner “O espaço como grande aliado do professor”, demonstrando diversas atividades práticas que foram realizadas com os alunos nas unidades de Educação Infantil ao longo do ano, após o ciclo de formações continuadas oferecido pelo Programa.  

Estiveram presentes no Seminário Final do Programa LEEI, a coordenadora de Implementação e Acompanhamento das Escolas de Período Integral, Janaína Marinho Marques; a diretora de Departamento da Educação Infantil, Michelle Barthman Ferreira e a chefe de Serviço da Coordenação Pedagógica da Educação Infantil, Maribel de Almeida Oliveira Ribeiro.

Brincantes

Segundo comentou a coordenadora das Escolas de Período Integral, Janaína Marinho, nas unidades de Educação Infantil, as educadoras e professoras são orientadas a utilizarem os espaços internos – e às vezes externos – da escola em favor das práticas pedagógicas direcionadas à linguagem oral, leitura e escrita. “Junto com as crianças, são criados o ‘cantinhos brincantes’, onde por meio de muita imaginação e brinquedos feitos com materiais não estruturados, os alunos aprendem brincando”.

A chefe de Serviço da Coordenação Pedagógica, Maribel de Almeida, explica que durante a brincadeira, as crianças conseguem expressar seus sentimentos, dão vazão à imaginação, criatividade e conversam com os amiguinhos e educadores. “O professor tem o papel de observar as brincadeiras, orientar seus alunos e quando preciso, saber intervir a fim de aproveitar a brincadeira com intenção pedagógica”, acrescentou.

O Programa

O Programa LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) para qualificar professores da Educação Infantil – através de formação continuada – fortalecendo as práticas pedagógicas relacionadas à linguagem oral, leitura e escrita. O programa é parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e busca garantir que as crianças vivenciem experiências significativas com a linguagem desde a primeira infância.

O programa nacional é realizado nas escolas municipais de Educação Infantil desde 2024, com formação continuada dos professores e educadores durante as HTPC (Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo).

Para a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, o Programa LEEI representa um passo importante para garantir que as crianças tenham acesso a experiências de leitura e escrita desde os primeiros anos de vida, preparando-as para os desafios futuros na educação.


 

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