As crianças ainda estão de férias, mas os profissionais da Secretaria Municipal de Educação já retornaram às atividades de formação profissional e preparação para o ano letivo de 2026. Nesta semana, a equipe gestora da Educação Infantil participa de uma série de encontros formativos com tema “Currículo em Ação”, que visa orientar e auxiliar os profissionais na utilização do novo material de apoio pedagógico: o “Caderno do Professor”, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo e destinado aos municípios.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, esse é o primeiro ano de implantação deste material de apoio na Educação Infantil. “Por isso, queremos preparar a equipe gestora, professores e educadores, para que todos possam utilizá-lo da melhor forma, a fim de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de nossos alunos, desde a primeira infância”, comentou a secretária.
O Caderno do Professor do Currículo Paulista é um material de apoio pedagógico desenvolvido para subsidiar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes estaduais de ensino. Ele oferece aos professores orientações didáticas, sequências de atividades e estratégias para o desenvolvimento integral, alinhando as aulas às habilidades essenciais e competências socioemocionais das crianças.
Os encontros formativos com a equipe gestora da Educação Infantil acontecem de 26 a 30 de janeiro e são ministrados pela professora doutora, Daniela Aparecida Francisco, profissional com vasta experiência em História da Educação. Atualmente é coordenadora pedagógica na cidade de Lins e professora do Curso de Pedagogia da Funepe.
Diferenciado
Segundo comentou a chefe de serviço da coordenação pedagógica da Educação Infantil, Maribel de Almeida Oliveira Ribeiro, a implantação do “Caderno do Professor” como material de apoio para este ano letivo, foi uma escolha da equipe, após diversas análises e discussões sobre práticas pedagógicas.
“Esse é um material educacional diferenciado, que estimula o protagonismo da criança. Além disso, o material também propõe diversas atividades práticas para os professores desenvolverem em sala de aula, as quais podem ser adaptadas, acrescentadas pelos docentes, de acordo a realidade e participação dos alunos”, acrescentou.
A coordenadora pedagógica Maribel Ribeiro informou ainda que o aprendizado adquirido pela equipe gestora durante a formação deve ser replicado aos educadores e professores da Educação Infantil, para que todos tenham acesso ao conteúdo e conhecimentos necessários para uma melhor utilização do novo material educacional.
Faixa etária
O Caderno do Professor da Educação Infantil está dividido em três partes: Bebês (volume 1 e volume 2); Crianças bem pequenas (volume 1 e volume 2) e Crianças pequenas (volume 1 e volume 2). Essa divisão possibilita que as experiências possam ser exploradas pelos alunos e professores, a partir de cada faixa etária.
“Esse material de apoio possibilita uma aprendizagem significativa por meio de atividades permanentes e diferenciadas, brincadeiras, jogos, situações de higiene, alimentação, atividades de colagem, imaginação. Essas práticas pedagógicas garantem os direitos fundamentais de aprendizagem da criança: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se”, concluiu a coordenadora da Educação Infantil.
Secom – PMP









