Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) apontam que Penápolis registrou pelo quinto ano consecutivo um saldo positivo na geração de empregos. As informações do Ministério do Trabalho e Emprego apontam que somente em 2025, o saldo foi de 873 empregos gerados.
O saldo positivo do ano passado foi registrado nos setores da indústria, serviços, agropecuária e comércio. Ao todo, foram 9.412 admissões e 8.539 desligamentos, com saldo positivo de 873 vagas. Desse saldo, 371 empregados são homens e 502, mulheres.
Ainda de acordo com os dados do Caged, em 2024, o saldo foi de 522 empregos. Em 2023, foram 42; 2022, 689 empregos e 2021, o saldo foi de 742. Já no ano de 2020, o saldo foi negativo de 178 empregos. Segundo o prefeito Caique Rossi, os dados são muito positivos, pois demonstram o desenvolvimento econômico de Penápolis.
“Ao longo dos anos, fomos investindo em capacitação e apoio às empresas. Esse é o resultado de um planejamento de ações que incentivem a capacitação profissional, a geração de empregos das grandes, médias e pequenas empresas. O emprego gera liberdade ao cidadão e capacidade de fazer suas próprias escolhas”, destacou.
O prefeito ainda destacou que em 2025, o programa municipal de qualificação profissional “Capacita Penápolis” entregou 1.148 certificados de conclusão de cursos. “Foram 1.148 pessoas que buscaram se qualificar para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Agora em 2026, nós já temos três cursos em andamento, de informática, pespontador, liderança”, contou
“Tivemos um programa exclusivo para os participantes do Núcleo Incubadora de Empresas, o Capacita Incubadora, que fortaleceu esses empresários, com cursos e consultorias, possibilitando o crescimento dos seus negócios e, consequentemente, a geração de novos empregos”, afirmou o prefeito.
Para o prefeito Caique Rossi, o programa Capacita Penápolis trará mais novidades para 2026. “Ano a ano, buscamos evoluir e incrementar a quantidade e os temas dos cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura. Neste ano, teremos novos projetos para atender às demandas de mercado e uma variedade de cursos em diversos temas, como tecnologia da informação, uma das áreas mais procuradas do programa”, concluiu o prefeito.
Secom – PMP