A equipe da Secretaria Municipal de Cultura esteve reunida nos dias 27 e 29 de janeiro, em uma atividade imersiva de Planejamento Estratégico, sob a coordenação da Escola de Governo, da Prefeitura de Penápolis. Dessa forma, todos os servidores municipais da pasta e funcionários em cargo de comando participaram do encontro, contribuindo significativamente para o levantamento do diagnóstico de situação da secretaria, bem como para a elaboração de um Plano de Ação que deverá nortear a atuação da Secretaria de Cultura pelos próximos anos.
Segundo comentou o secretário de Cultura, Lucas Casella, a atividade de Planejamento Estratégico é fundamental para que todos os funcionários possam participar, expor seus pontos de vistas sobre o trabalho realizado e sugerir mudanças ou novas ações que possam contribuir com o bom funcionamento da secretaria e atendimento ao público. “Durante dois dias, todos participamos de dinâmicas e atividades imersivas com o objetivo de levantar os pontos fracos e fortes do setor, além de identificar as ameaças e oportunidades em nosso cenário, a fim de propor novos desafios para a Secretaria de Cultura”, acrescentou Casella.
Um novo encontro está marcado para o próximo dia 23 de fevereiro, quando a equipe da Secretaria de Cultura apresentará o Plano de Ação – que está sendo elaborado nesse período – que propõe soluções para os problemas encontrados e novas ações para os próximos três anos.
A Prefeitura de Penápolis iniciou no final do ano passado, um ciclo de reuniões setorizadas de Planejamento Estratégico, que deverá ser realizado por todas as secretarias municipais, envolvendo todos os funcionários, em seus respectivos setores. A ação se fez necessária após a Reforma Administrativa implantada pela Lei Complementar 12/2025, em que todas as secretarias foram reorganizadas.
Políticas Públicas
De acordo com a diretora da Escola de Governo, Rosângela Vecchia, existem quatro funções fundamentais para se administrar políticas públicas: planejar, organizar, dirigir e controlar. “O planejamento é o mais difícil e complexo a se fazer. Entretanto, quando o planejamento é bem feito, bem pensado, com ações detalhadas e cronogramas cumpridos, suas chances de êxito são maiores. Por isso a importância de um planejamento participativo, envolvendo todos os funcionários, para que se tenha uma real dimensão do cenário e caminhos seguros a percorrer”, explicou.
Rosângela Vecchia comenta que existe um método para desenvolver o Planejamento Estratégico e elaboração do Plano de Ação, e que todas as secretarias municipais passarão por essa experiência. “É preciso definir metas a curto, médio e longo prazo em cada setor para que a Prefeitura como um todo tenha êxito em suas ações, a fim de melhor atender a população em suas necessidades”. A diretora ainda acrescenta que o Planejamento Estratégico deve ser uma atividade contínua, realizada pelas secretarias uma vez por ano.
As ações de Planejamento Estratégico das secretarias são coordenadas pela Escola de Governo, em parceria com o Departamento de Planejamento e Integração da Gestão Municipal, sob o comando da Secretaria Municipal de Governo, Planejamento e Gestão.
Secom – PMP









