Em período contrário à recepção de boas-vindas realizada na última quinta-feira, 05, as educadoras das unidades escolares de Educação Infantil Período Integral participaram de formação sobre o novo material “Referencial da Educação Infantil – Escola de Tempo Integral”, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação.
Aproximadamente 70 educadoras que atuam nas unidades de Ceim/Emei e Emei Integral estiveram reunidas na Sala Pedagógica, em atividades teóricas e práticas de formação, quando receberam orientações sobre como trabalhar o novo material referencial com os alunos no cotidiano escolar, durante o ano letivo de 2026.
A formação foi ministrada pela coordenadora de Implementação e Acompanhamento das Escolas de Período Integral, Janaína Marinho Marques e pela chefe de Serviço de Coordenação Pedagógica da Educação Infantil, Maribel de Almeida Oliveira Ribeiro. De acordo com elas, o material Referencial da Educação Infantil para Escolas de Tempo Integral visa promover a educação com intencionalidade, de modo que as atividades sejam realizadas visando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos desde a primeira infância.
“Na Educação Infantil, o cuidar e o educar devem estar associados. Por isso orientamos as educadoras sobre a importância do protagonismo das crianças durante a realização das atividades”, disse Maribel Ribeiro. A coordenadora Janaína Marinho complementa que a formação abordou as temáticas que devem ser trabalhadas com os alunos durante o ano, bem como ofereceu exemplos de atividades a serem feitas qualificação e diversificação, ampliando a intencionalidade na Educação Infantil.
Oficinas temáticas
Uma novidade que será implantada este ano nas escolas municipais de Educação Infantil de período integral é a realização de oficinas temáticas: “O Lúdico na Leitura e Escrita”, “O Lúdico na Matemática”, “Cantos do Brincar”, “Brincadeiras Dirigidas/Resgate de Brincadeiras”, “Parque/Areia” e “Linguagem Artística/Arte, Música, Dança e Teatro”.
“Esse é um formato novo a ser trabalhado com os alunos por meio de atividades lúdicas propostas e supervisionadas pelas educadoras, com o objetivo de promover o desenvolvimento, aprendizado e protagonismo de nossas crianças”, concluiu a coordenadora Janaína Marinho.
Secom – PMP









