O município de Penápolis esteve presente no 1º Ciclo de Palestras promovido pela Cipoav – Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal, na cidade de São José do Rio Preto, no último dia 25 de junho. O encontro teve o objetivo de instruir os responsáveis técnicos e legais de instituições registradas no SISP (Serviço de Inspeção de São Paulo) sobre a atualização de legislação e procedimentos referentes à inspeção de produtos de origem animal.
Na oportunidade, participaram formação os profissionais da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente: a médica veterinária, Agnes dos Santos Soares de Melo Pires; o engenheiro agrônomo, Sérgio Eduardo Rodrigues e engenheira agrônoma residente, Bruna Feitosa de Lisa.
De acordo com a médica veterinária Agnes Pires, a palestra foi bastante instrutiva para os profissionais que atuam na área, especialmente com relação às mudanças introduzidas com a nova legislação vigente, normas de fiscalização, rotulagem dos alimentos e comercialização dos produtos.
A formação também abordou temas importantes como o bem-estar animal, ambientação necessária, inspeção sanitária, análises laboratorias, doenças transmitidas por alimentos, como auxiliar o pequeno produtor, entre outras atualizações provocadas pela mudança na legislação.
A médica veterinária informou ainda que a Secretaria de Agricultura está viabilizando a adesão do município de Penápolis ao SISB - Sistema Brasileiro de Inspeção, que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos agropecuários de origem animal ou vegetal. Isso permite que as agroindústrias inspecionadas por órgãos municipais ou estaduais possam comercializar seus produtos em todo o território nacional sem precisar do selo federal.
“Essa adesão será uma grande conquista para o município, principalmente aos pequenos produtores que terão ampliado o leque de opções para comercialização dos alimentos produzidos por eles em nossa cidade”, concluiu.
Secom – PMP