Quarta-feira, 17 de Abril de 2024
28 JAN 2021
Penápolis contra Covid-19: Mais 650 doses de vacina chegam a Penápolis

Mais 650 doses de vacina Oxford/AstraZeneca contra o coronavírus chegaram à Penápolis nesta terça-feira (26). O novo lote será destinado ao público-alvo definido pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde, dando continuidade na imunização em profissionais de saúde, trabalhadores e idosos das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas.
Esse é o segundo lote destinado ao município. O primeiro com 840 doses da Coronavac foi direcionado aos profissionais de saúde que estão em contato direto com pacientes com sintomas da Covid-19, em hospitais, Pronto-Socorro e unidades básicas de saúde, além das equipes de vacinação envolvidas na campanha.

Público-alvo
Conforme documento técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, entre os profissionais de saúde, são priorizadas as equipes de vacinação que estiverem envolvidas na vacinação dos grupos elencados e trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, que estão na linha de frente e envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
Também fazem parte do público prioritário os trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos portadores de deficiência).
A vacina estará disponível nas salas de vacina das Macro I (Eldorado), Macro II (Postão) e Macro III (Santa Terezinha), exclusivamente para os profissionais de saúde, das 08h às 16h.
O secretário de saúde, o médico Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, explicou que à medida que novas doses chegarem ao município, a vacinação será ampliada ao público-alvo prioritário.
“Conforme as determinações da Secretaria Estadual de Saúde, além dos trabalhadores da saúde, serão vacinadas as pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência e pessoas a partir de 18 anos de idade portadoras de deficiência, residentes em Residências Inclusivas”, enfatizou.

Campanha
Serão iniciadas nesta semana novas ações da campanha educativa da Prefeitura Municipal de Penápolis que destaca as medidas preventivas de combate ao coronavírus. Denominada “Penápolis contra Covid-19”, a ação de mobilização social foi divulgada inicialmente nas redes sociais e site da PMP e agora chega aos espaços físicos da cidade.
Serão distribuídos folhetos e banners informativos por meio de uma iniciativa a ACE (Associação Comercial e Empresarial de Penápolis) e o Sincomércio, com o apoio de empresas locais, sob orientação da secretaria municipal de saúde. Órgãos da imprensa local, como Diário de Penápolis e Jornal Interior, também veiculam anúncios da campanha em suas edições impressas, estimulando a prevenção e o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), uma plataforma do governo do estado de São Paulo para dinamizar o processo de vacinação.
Os folhetos serão distribuídos na região central da cidade, em indústrias e em todas as unidades de saúde. O secretário de Saúde, Luiz Washington, agradeceu a parceria nesta campanha educativa em combate ao coronavírus. “A informação é uma aliada fundamental para evitar o contágio da Covid-19. Com essa parceria conseguimos fortalecer a prevenção e orientar a população sobre os cuidados. Só assim conseguiremos superar essa pandemia gravíssima que assola o mundo”, concluiu o secretário de Saúde.