Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
07 JUL 2021
Penápolis ampliará vacinação contra a gripe para toda população
Seguindo a orientação da Secretaria de Estado da Saúde, a partir da próxima segunda-feira, 12, o município de Penápolis vai ampliar a Campanha de Vacinação contra a Influenza para toda a população a partir de seis meses de idade, ainda não vacinada. Dessa forma, todas as pessoas incluídas neste grupo que desejarem tomar a vacina contra a gripe, podem procurar a Sala de Vacina das Macros de Saúde I, II e III, no horário das 8h às 16h. A vacinação é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha de vacinação.
Até o dia 08 de julho (quinta-feira), a vacinação contra a gripe continua exclusivamente para os grupos prioritários: crianças com 6 meses até cinco anos completos; idosos com mais de 60 anos; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; professores das redes pública e privada; pessoas com comorbidades e com deficiência; caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento. A partir de segunda-feira, 12, a vacinação contra a gripe será ampliada para toda população, enquanto durarem os estoques da vacina influenza, ficando em consonância com o Ministério da Saúde.

Cobertura
De acordo com a Secretaria de Estado de Estado da Saúde, a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, entretanto, até o dia 05 de julho a cobertura vacinal dos grupos elegíveis totalizou 57,3% no estado de São Paulo. Em Penápolis o índice foi ainda menor, apenas 41,1% de cobertura vacinal dos grupos prioritários, conforme dados tabulados até o dia 28 de junho e divulgados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica.

Covid-19
Vale lembrar que a campanha de vacinação contra a influenza coincide com a realização da vacinação contra a Covid-19. Dessa forma, é importante que seja priorizada a vacina contra a Covid-19 para pessoas que ainda não receberam; e após um intervalo mínimo de 14 dias, elas já podem tomar a vacina contra a gripe.
O secretário de Saúde, Luiz Washington Bozzo do Nascimento Filho, enfatiza que a vacinação conta a gripe é extremamente importante neste período de pandemia de coronavírus por diminuir o impacto sobre os serviços de saúde. “Os sintomas da influenza são bastante semelhantes aos do coronavírus e, com os pacientes imunizados para a influenza, o diagnóstico é mais assertivo”, concluiu.

Confira o endereço das Salas de Vacina:

Macro I - Avenida Euclides Garcia do Nascimento, 546 – Jd. Eldorado
Macro II - Avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, 99 – Centro