Sexta-feira, 29 de Março de 2024
05 SET 2021
DAEP
Penápolis terá diversos investimentos em saneamento básico
Daep investe em melhorias em diversos em setores do saneamento básico
Nesta semana, o prefeito Caique Rossi e o presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Carlos Alberto Bachiega visitaram obras e investimentos no saneamento básico do município. As melhorias acontecem na rede de distribuição de água, central de resíduos sólidos e ecopontos.
O prefeito Caique Rossi afirmou que os investimentos no sistema de saneamento básico devem ser constantes. “O Daep se destaca pela qualidade dos serviços prestados e tem buscado investimentos para evoluir ainda mais em diversas frentes. Temos hoje melhorias na rede de água, na Central de Tratamento de Resíduos e nos ecopontos. Tudo com o objetivo de oferecer o melhor serviço para a população”, enfatizou o prefeito.
Entre os investimentos estão a setorização da rede de distribuição de água, no valor de R$ 395 mil. A obra consiste na implantação de mil metros de rede, dois macromedidores e quatro intervenções em rede. Os serviços foram iniciados nesta semana, com a abertura da pavimentação na rua Fernando Ribeiro de Barros. A empresa responsável pela obra é a Novaes Engenharia e Construções Ltda.
Segundo o presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, a finalidade é isolar setores da rede de distribuição para minimizar impactos durante possíveis reparos. “Com essa melhoria, também serão reduzidas as perdas de água, pois haverá um controle mais eficiente na distribuição”, explicou.

Central de Tratamento
Um dos locais visitados pelo prefeito foi a Central de Tratamento de Resíduos Sólidos, onde foi instalada uma nova balança rodoviária eletrônica, com capacidade de pesagem de cem toneladas. O investimento foi de cerca de R$ 212 mil. Bachiega explicou que todos os resíduos coletados passam pela balança.
“Todos os caminhões da coleta de lixo domiciliar, os veículos da Corpe (Cooperativa de Recicladores de Penápolis) com material reciclável, caminhões com resíduos da construção civil passam por pesagem. A balança já está instalada, necessitando apenas de alguns ajustes para entrar em pleno funcionamento”, contou o presidente do Daep.

Ecopontos
Além dos sete ecopontos existentes e instalados em diversas regiões da cidade, estão em construção dois novos Ecopontos Solidários, um projeto piloto desenvolvido pelo Daep. As unidades serão instaladas na rua Laurinda F. de Souza, no Residencial Marco Guerrero e no Jardim Pevi II, na rua Mario Beneciutti, ao lado do Cemitério Novo.
O investimento total é de R$145 mil e faz parte do Programa Saneamento Solidário – SOL. “Esses novos ecopontos têm construção diferenciada. A parte de construção civil está em fase final e os ecopontos devem entrar em funcionamento nos próximos meses”, afirmou Bachiega.
Os dois ecopontos solidários ainda contarão com acesso pavimentado, assim como o Ecoponto do bairro Santa Terezinha. Para essas obras, serão investidos cerca de R$ 300 mil. A melhoria está em fase de elaboração do processo licitatório para contratação de empresa especializada.