28 DEZ 2021
Atletas penapolenses participam de graduação de judô
No último dia 18 de dezembro, 42 judocas penapolenses participaram do Cerimonial de Entrega de Nova Graduação no Ginásio de Lutas “Breno Renan Bufolin Alves”. Os atletas fazem parte da Equipe de Judô da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e são graduandos dos professores Ailton José Pereira Calado e Sandra Benedita da Silva.
Participaram do evento, o secretário de Esportes, Leandro Tomaz Perez; o coordenador municipal de judô e também representando a recém-criada Associação de Judô de Penápolis, sensei kodansha Eder Fonzar Granato. A graduação também contou com a presença de Aguinaldo Alves, pai do judoca e ex-atleta da seleção brasileira Breno Alves.
A organização do evento ficou a cargo do sensei Ailton Calado, com a ajuda dos demais faixas preta da equipe como os senseis Eder Granato, Sandra da Silva, Angra Lanzoni, Paloma Felipe e Flávio Sakamoto. Foram graduados 42 judocas a partir de quatro anos de idade, acompanhados dos já graduados faixas marrom e preta da equipe municipal de judô. Estavam no evento ao total 57 judocas da equipe de Penápolis.
De acordo com os senseis Ailton Calado e Eder Granato, o evento foi importante por demonstrar o respeito, a harmonia e a amizade entre alunos, professores, auxiliares técnicos, familiares e amigos para o engrandecimento do judô perante a sociedade penapolense.
“Na prática do judô o que importa não é se um aluno está forte na competição em si, e sim, se ele está aprendendo o verdadeiro judô através do avanço técnico, da melhoria constante dentro de seu lar, escola e amizades. Todos os praticantes de judô devem saber cada vez mais valorizar e respeitar seus pais, irmãos, professores, amigos e sociedade em geral”, destacaram os senseis.
Ainda segundo os professores, o evento foi muito importante para os alunos e familiares da equipe.  “O objetivo é propiciar para que seus alunos cresçam não só na prática do judô, mas principalmente como cidadãos de bem e que saibam respeitar o próximo, contribuindo assim para o crescimento de seu meio onde vive”, acrescentaram.
Ao final do evento, foi realizada uma confraternização entre alunos, pais, professores, autoridades e amigos. Todos os integrantes da Equipe de Judô da SMELJ Penápolis agradeceram aos pais, alunos e à Prefeitura de Penápolis pela colaboração na organização do evento.
“Os anos de 2020 e 2021 foram bem difíceis em decorrência da pandemia da Covid-19 para o retorno normal das atividades. Graças ao apoio de muitos, a equipe municipal de judô consegue a cada dia “respirar” com mais esperanças de dias melhores. A equipe municipal de Judô agradece ao prefeito Caique Rossi pelo importante apoio para os projetos da equipe em 2022”, concluiu o sensei Ailton Calado.