24 FEV 2022
Covid-19: Vacinação infantil será nas Macros de Saúde a partir de segunda-feira
A Prefeitura de Penápolis informa que a partir de segunda-feira, 28 de fevereiro, a vacinação infantil contra a Covid-19 será realizada nas Macros de Saúde I, II e III, das 8h às 16h. A mudança de local e ampliação do horário de atendimento são para que todas as crianças a partir de 5 anos de idade sejam imunizadas.
Portanto, os pais ou responsáveis devem se atentar para os novos locais de vacinação das crianças e levá-las até a Macro de Saúde mais próxima de sua residência, no horário das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, explica que essas mudanças são para facilitar que os pais possam levar seus filhos para se vacinar. “Ampliamos os locais e horários de vacinação. Dessa forma, a criança pode se vacinar em local mais próximo de sua casa. Além disso, a vacinação infantil acontecerá nos períodos da manhã e da tarde, para que as crianças possam ser imunizadas no período contrário ao que frequenta a escola”, comentou.

Importante
Os pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças na hora da vacinação. É necessário apresentar CPF do responsável e da criança, além do cartão do SUS dela. Para agilizar o atendimento, é preciso fazer o pré-cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br.
A vacinação em crianças é feita com doses pediátricas da Pfizer e Sinovac/Butantan. Crianças de 5 anos e crianças imunossuprimidas (5 a 11 anos) serão vacinadas exclusivamente com o imunizante da Pfizer.

2ª dose infantil
Algumas crianças já cumpriram o aprazamento necessário ou está próximo para tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19. Por isso é importante que os pais fiquem atentos ao prazo para a 2ª dose indicado no cartão de vacinação. O intervalo das doses é diferente para cada um dos imunizantes: Coronavac – prazo de 28 dias para a 2ª dose e Pfizer – prazo de 8 semanas para a 2ª dose.

Adultos
A Secretaria Municipal de Saúde ainda informa que a vacinação para os adultos (18+) e adolescentes a partir de 12 anos também será realizada nas Macros de Saúde I, II e III, das 8h às 16h. Para esse público são ministradas 1ª e 2ª doses, além da 3ª dose para os adultos (18+) e 4ª dose para as pessoas imunossuprimidas a partir de 12 anos (intervalo de 4 meses da 3ª dose).

Serviço:
- Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546, Jardim Eldorado),
- Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99, Centro)
- Macro III (avenida Carlos Casela 822, Santa Terezinha).