Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
23 MAR 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Programa de inclusão produtiva beneficiará lavanderia comunitária
Na manhã desta quarta-feira (23), a Secretaria de Desenvolvimento Social, em uma parceria com o Sebrae, apresentou um plano de ação para o Programa de Inclusão Produtiva que será executado na Lavanderia Comunitária. O objetivo é fortalecer e profissionalizar o serviço desenvolvido pelas cooperadas.
Penápolis foi a cidade sede dos treinamentos oferecidos pelo Sebrae para a elaboração do Plano. Outras cidades da microrregião também participaram com os profissionais locais, como é o caso de Avanhandava e Barbosa. O evento contou com a presença do prefeito Caique Rossi; do prefeito de Barbosa, Rodrigo Antunes e o presidente da Câmara de Vereadores de Avanhandava, Luciano Batista Pinto.
Também estavam presentes a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Baita Rossi; a consultora do Sebrae, Regina Haddad Barrach, a representante da Lavanderia Comunitária,  Regina Márcia, além de secretários municipais e demais convidados.
O prefeito Caique Rossi destacou que o programa de Inclusão Produtiva foi oferecido a diversos municípios, mas apenas 15 aderiram à iniciativa. “Desses, temos Penápolis, Avanhandava e Barbosa, demonstrando a união de esforços da nossa região. O nosso objetivo é retomar a credibilidade de Penápolis, enfatizando o seu potencial e temos conquistado isso com muito trabalho”, enfatizou o prefeito.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, a ideia é fortalecer o empreendedorismo e a independência financeira da cooperativa. “A inclusão produtiva busca gerar trabalho e renda de maneira estável e digna para as populações em situação de pobreza ou vulnerabilidade social”, explicou.
“Agradeço em especial a todas as cooperadas que se dedicam ao trabalho desde 2002 e que aceitaram participar desse novo desafio”, afirmou Sanchez. Atualmente, a Lavanderia Comunitária conta com a participação de seis mulheres na faixa etária de 44 a 62 anos.

Plano de ação
A inclusão produtiva compreende a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica no mundo do trabalho, diminuindo sua exclusão social e aumentando a produtividade do país.
O plano de ação busca gerar trabalho e renda de forma estável e digna para as cooperadas, com ação de empreendedorismo e de empregabilidade. “Vamos propor um conjunto de ações inovadores e implementar o projeto para oferecer melhores condições às cooperadas e desenvolver ainda mais o projeto”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Sanchez.

Secom - PMP