Quinta-feira, 28 de Março de 2024
11 ABR 2022
Saúde divulga bairros que receberão “fumacê” nesta semana
Durante a aplicação do inseticida recomenda-se manter portas e janelas abertas
A Prefeitura de Penápolis por meio da Secretaria de Saúde informa que continua nesta semana a realização dos trabalhos de Nebulização de Combate à Dengue, mais conhecida como “Fumacê”. A ação acontece sempre no período noturno, a partir das 20h. Os moradores são avisados com antecedência por meio de carro de som e postagens nas redes sociais da Prefeitura de Penápolis.
Nesta segunda feira (11/04), serão contemplados os bairros Parque dos Girassóis, Portal dos Flamboyans, Haroldo Camilo e Antonio Ferreira.
Na terça-feira (12/04), será a vez dos bairros Gualter Monteiro, Soares Teruel, Odemar Rosa e José Antônio Sacomani.
Na quarta-feira (13/04), os trabalhos de nebulização serão realizados no bairro Sílvia Covas. E na quinta-feira (14/04), o fumacê chegará no bairro Esplanada e haverá continuação do bairro Gualter Monteiro.

Importante
Durante a aplicação do inseticida recomenda-se: manter portas e janelas abertas; retirar roupas do varal; cobrir alimentos; proteger ou guardar em local fechado aquários e gaiolas de pássaros; manter pessoas idosas, alérgicas e recém-nascidas em local fechado por pelo menos 20 minutos após a aplicação do inseticida.
Vale lembrar que em caso de chuva durante a aplicação, o trabalho será realizado no dia seguinte na mesma região.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, ressalta que somente a nebulização não resolve o problema, é preciso a colaboração da população para eliminar todo e qualquer material que possa acumular água. “O inseticida do fumacê atinge apenas os mosquitos alados (com asas), e não tem ação contra os ovos e larvas depositados em recipientes. Por isso é importante eliminar os criadouros e não deixar água parada dentro de casa e nos quintais”, frisou o secretário de Saúde.