Sexta-feira, 29 de Março de 2024
20 ABR 2022
Educação promove palestra sobre Transtorno do Espectro Autista
Evento foi realizado para todos os profissionais da Educação
A Secretaria Municipal de Educação realizou na noite de terça-feira, 19, uma palestra sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista para todos os profissionais da rede municipal de ensino e também para instituições educacionais convidadas. A atividade é alusiva ao “Abril Azul” – Mês de Conscientização do Autismo, que procura dar mais visibilidade ao tema.
O prefeito Caique Rossi e a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, estiveram presentes no evento e destacaram a importância de capacitar os profissionais da Educação sobre o TEA.
O evento aconteceu nas dependências do NAC – Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe (antigo Lúmine), reunindo cerca de 300 pessoas entre professores, educadores e demais profissionais das unidades escolares, como inspetores, merendeiras, auxiliares, motoristas, entre outros. A palestra foi ministrada pela professora e psicopedagoga, Cristiane Lemos Bortoletto.
De acordo com a supervisora educacional Maria Tereza Viana Monteiro Coimbra, é preciso capacitar os profissionais da educação sobre o Transtorno do Espectro Autista. “Esse tipo de atividade é necessária para que todos os profissionais tenham a compreensão do TEA e saibam identificar seus sinais desde a primeira infância. Dessa forma, conseguirão propor as intervenções pedagógicas adequadas para cada fase, levando-se em conta as necessidade e particularidades de cada criança”, comentou.
Além da palestra, o público presente também prestigiou a apresentação artística do músico e pedagogo, Guilherme Souza Teixeira, que entoou canções ao violino.
A palestrante Cristiane Lemos Bortoletto é professora universitária, Psicopedagoga Clínica e Institucional, graduada em Pedagogia e Biologia pela Universidade Mackenzie. Mestre em Linguística Aplicada pela – PUC/SP. Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA para TEA) e graduanda em Psicologia. Atua como psicopedagoga em clínica e instituições de ensino.