Sexta-feira, 29 de Março de 2024
08 JUN 2022
Secretaria de Saúde mobiliza comunidade para doação de sangue dia 14
Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma ação de mobilização para doação de sangue no Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba.
Dessa forma, os penapolenses que já são doadores ou até mesmo quem deseja doar sangue pela primeira vez, pode aproveitar a oportunidade e fazer sua inscrição/agendamento. A Secretaria de Saúde fornecerá o transporte gratuito até ao Hemocentro de Araçatuba, na próxima terça-feira (14/06).
Para quem se interessar, o agendamento deve ser feito dias 09 e 10 de junho, das 8h às 16h, em todas as Unidades Básicas de Saúde, Macros de Saúde e Paço Municipal. É necessário levar documento de identificação com foto (RG e CPF).
A primeira turma de doadores sairá às 7h do dia 14/06, em frente ao Paço Municipal, com destino ao Hemocentro de Araçatuba. Os demais horários de saída serão marcados sequencialmente, conforme o número de doadores agendados.

Mobilização
Segundo informou o secretário de Saúde, Dr. Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, a mobilização para a doação de sangue é voltada para todas as pessoas da comunidade que queiram e possam colaborar, inclusive aos servidores municipais, que também poderão participar da ação. “Recentemente, a Secretaria de Saúde forneceu o transporte para os alunos do curso de Medicina da Funepe e também para os atiradores do Tiro de Guerra. Porém, dessa vez, decidimos fazer uma mobilização maior, envolvendo toda a comunidade, a fim de ajudar no estoque de bolsas de sangue do Hemocentro de Araçatuba que está precisando”, comentou.
Vale lembrar que o Hemocentro de Araçatuba é referência para Penápolis e região no fornecimento de bolsas de sangue e hemoderivados (plaquetas e plasma) aos pacientes que precisam.

Quem pode doar sangue:

- Pessoas com idade entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado do responsável);
- Primeira doação antes do 60 anos;
- Estar bem de saúde (sem gripe, resfriado, diarreia ou alergias) e sem feridas ou machucados no corpo ou na boca;
- Ter mais de 50 kg (para homens);
- Ter mais de 51 kg (para mulheres);
- Intervalo de 90 dias entre doações (para mulheres) e 60 dias (para homens)