Segunda-feira, 29 de Abril de 2024
14 JUL 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Rotaract elabora projeto de acessibilidade em órgãos da Prefeitura
Membros do Rotaract Club de Penápolis estiveram no gabinete do prefeito Caique Rossi, na tarde de quinta-feira (13) para apresentar o projeto “Libras para Todos”, idealizado pelo grupo de jovens. A iniciativa visa promover a acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva em espaços públicos.
A apresentação contou com a presença dos secretários de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez; de Cultura e Turismo, Lucas Casella; de Esportes, Lazer e Juventude, Leandro Tomaz Perez. O projeto foi apresentado pelos membros do Rotaract, a tesoureira Mariana Marangoni; os participantes da equipe de projetos Lucas Campos e Júlia Marangoni e a secretária Jhenifer Duarte.
Segundo o Rotaract, o projeto “Libras para Todos” consiste em instalar placas com QR Code que, ao serem escaneadas com um celular, direcionam para vídeos traduzidos em libras com informações sobre o local público. A ideia é instalá-las em espaços como unidades de saúde, escolas, praças esportivas e culturais, entre outros locais.
O prefeito Caique Rossi parabenizou o Rotaract pela iniciativa de inclusão. “É uma ideia simples, de baixo custo, mas que promove a inclusão de pessoas surdas, facilitando o acesso a espaços públicos. É um projeto que serve de exemplo para empreendimentos particulares e também para outras cidades”, afirmou.
O projeto penapolense é pioneiro, mas os jovens do Rotaract explicaram que o objetivo também é servir de exemplo para outros municípios. Para isso, foi criado um site com o passo a passo para a elaboração das placas e dos vídeos. A parceria com a Prefeitura de Penápolis consiste na permissão para instalar as placas, apoio na formulação das mensagens dos vídeos e na confecção das placas.
Segundo Caique, o projeto terá total apoio do poder público. “Nossos secretários darão total suporte para colocar o projeto em prática e auxiliar na ampliação para outros espaços”, enfatizou o prefeito. Nas próximas semanas, será feito o lançamento oficial do projeto “Libras para Todos” em evento aberto ao público.