06 AGO 2023
1ª Semana do Hip-Hop de Penápolis começa hoje
A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida toda comunidade para prestigiar a 1ª Semana do Hip-Hop de Penápolis que acontece de 06 a 11 de agosto, com entrada franca. O evento pretende comemorar os 50 anos de história e resistência do Hip-Hop, com diversas atrações que prometem agitar a cidade com muita música, batalhas, exposições, graffiti e dança. Todos estão convidados.
A abertura da 1ª Semana do Hip-Hop será bastante especial, com a realização da 9ª edição do “Surto de Rimas”, no dia 06 de agosto, no CEU das Artes, a partir das 15h.
Depois o evento prossegue durante toda a semana, com diversas atrações: apresentações de grupos e MC's de Rap, batalhas de breaking e MC's, palestras, grafite ao vivo, Slam, exposição, além de muitas outras atividades, tudo com entrada gratuita para a população. As atividades acontecerão em dois locais: CEU das Artes e Biblioteca Municipal.
De acordo com um dos organizadores do evento, Jefferson Alves, o Big G, a 1ª Semana do Hip-Hop é um espaço para troca de ideias, experiências e vivências, onde pessoas de diferentes idades e origens se reunirão em torno do mesmo interesse. “Além disso, o evento também tem um importante papel social, pois oferece oportunidade para jovens talentos da cidade mostrarem seu trabalho e se desenvolverem artisticamente. É uma forma de incentivar a cultura local e dar visibilidade aos artistas da região”, destacou.
A 1ª Semana de Hip-Hop de Penápolis é organizada pela equipe BDC – Batalha dos Ceus e conta com apoio da Prefeitura de Penápolis, por meio da Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
“Não fique de fora dessa ação. Traga toda sua família pra prestigiar e comemorar os 50 anos de Hip-Hop com a gente”, convidou Big G.

*** Confira a programação completa:

1ª Semana do Hip-Hop de Penápolis

06/08 – 9º Surto de Rimas
CEU das Artes (R. Manoel Foz, 515)
O “Surto de Rimas” contará com a presença especial do Mamuti 011, idealizador do CPB MCs – Circuito Paulista de Batalha de MCs. O evento terá ainda as emocionantes Batalhas de MCs, Pocket Show de Rap; DJ Clebão; Graffiti com Posse 018, entre outras atrações.

07/08 – Graffit
CEU das Artes - 19h30
Presença do artista do Graffiti, Jeferson Paixão, que dará uma palestra sobre a importância do Graffiti no movimento Hip-Hop e também fará Graffiti ao vivo. Jefferson é um dos idealizadores do coletivo "Mov arte" de Promissão e desempenha um papel muito importante, levando o Hip-Hop e esporte para os jovens de sua cidade.

08/08 – Breaking
Ceu das Artes - 19h30
A ação contará com Batalha de Breaking 1x1 valendo Troféu para 1º, 2º e 3º lugares (as inscrições são gratuitas e feitas na hora do evento). As tracks das batalhas e trilha sonora do evento ficarão por conta do monstro DJ Seyte, de Birigui-SP, um dos principais DJ's das batalhas de Breaking do interior paulista. Também haverá uma roda de conversa com o Artista e Educador Thiago Mahin, abordando o tema "Vivências dentro do movimento Hip-Hop".

09/08 – Batalha de MC's “BDC”
Ceu das Artes - 19h30
O elemento “MC” estará em evidência com uma edição mais que especial da BDC (Batalha do Ceus). A ação contará com: Batalha de MC's na modalidade “Conhecimento” (com premiação em troféu para o 1º e 2º lugar), e também uma roda de conversa com o Ativista, MC, oficineiro e fundador da Batalha do Ceu's, Jeferson Alves (Big G), com o tema: “Batalha de MC's e Slam – a liberdade de expressão do jovem periférico”.

10/08 – Palestra e Slam
19h30 – Biblioteca Municipal “Professor Fausto Ribeiro de Barros” (Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333)
Presença do Rapper e empreendedor Renato Herreiro (Rhato Rap's), dono da marca “Arsenal Clothing”, que fará uma palestra com o tema: “A importância da moda e o empreendedorismo no movimento Hip-Hop”. A ação também contará com uma Batalha de Slam, reunindo Slamers de Penápolis e região. Para finalizar, acontecerá um pequeno Desfile de Modas, com integrantes do movimento Hip-Hop, trazendo um pouco da moda e estilo da nossa cultura.

11/08 – Exposição “História do movimento Hip Hop em Penápolis”
19h30 – Biblioteca Municipal “Professor Fausto Ribeiro de Barros
E no dia do aniversário de 50 anos do Hip-Hop haverá a exposição “Plis Hip-Hop Retrô”, uma jornada pela história do Hip-Hop de Penápolis, idealizada pela Rapper, Poetisa e ativista Noah Regina.
Também haverá a presença do Rapper, Jeferson Alves(Big G) com a atração “Contos do Hip-Hop”, trazendo histórias e curiosidades da cultura. Para finalizar, terá um pocket show de Rap com alguns membros da cena local.