14 AGO 2023
DESENVOLVIMENTO E TRABALHO
Jovens iniciam curso de preparação para o mercado de trabalho
Mais de 20 jovens iniciaram o curso de preparação para o mercado de trabalho
Foram iniciadas nesta segunda-feira (14), as aulas do curso gratuito de “Preparação para o Mundo do Trabalho”, oferecido pela Prefeitura de Penápolis e pelo Senac. A aula inaugural contou com a presença do prefeito Caique Rossi e do chefe do Serviço de Iniciação do Trabalho, Cláudio de Souza dos Santos.
Ao todos, 23 jovens, de 14 a 21 anos, se inscreveram na capacitação, ministrada pela professora Ana Paula Ferreira Vieira. Com aulas de segunda, quarta e sexta-feira, no Tiro de Guerra de Penápolis, o curso tem carga horária de 160 horas e é voltado para jovens que buscam orientações sobre escolha profissional e atuação no mundo do trabalho.
O prefeito Caique Rossi destacou que esta é mais uma capacitação promovida pelo programa municipal “Capacita Penápolis”. “São milhares de pessoas capacitadas em cursos gratuitos, em diversas áreas profissionais, oferecidos pela Prefeitura, em parceria com instituições como o Senac, Senai, Sebrae, entre outros”, destacou.

Conteúdo
Durante o curso, os jovens aprendem a identificar as oportunidades de vaga de emprego, fazer escolhas profissionais, equilibrando desejos, necessidades e oportunidades. No conteúdo, ainda estão conceitos sobre qualidade de vida, organização financeira pessoal e empreendedorismo.
O curso ainda aborda o trabalho em equipe, como comunicar com clareza, oralmente e por escrito, compreender o trabalho coletivo e os diversos processos produtivos, entender o funcionamento e as hierarquias de uma organização, usar tecnologias comuns ao dia a dia profissional.
Os participantes ainda aprendem a respeitar a diversidade e as diferenças, fazer networking e criar conexões sociais e profissionais, compreender direitos e deveres do trabalhador. entender os tipos e modalidades de contratos de trabalho, atender clientes com excelência, reconhecer novas modalidades, exigências e tecnologias do mercado de trabalho.

Secom - PMP