Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
31 MAI 2012
Parada Pedagógica envolve profissionais da Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação promoveu na última quinta-feira, 24, a Parada Pedagógica, um evento que envolve todos os profissionais da rede que atuam na Educação Infantil. Foram desenvolvidas diversas atividades específicas para cada grupo com objetivo de capacitar todos os funcionários que lidam diariamente com as crianças.

A Parada Pedagógica foi destinada a todas as educadoras, professores, estagiários, merendeiras, auxiliares de serviços gerais e até mesmo alguns agentes comunitários de saúde que se dispuseram a participar com o objetivo de aprender como melhor utilizar os espaços lúdicos das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Durante todo o dia, os profissionais estiveram envolvidos em uma série de atividades de capacitação. Para isso, o atendimento das crianças nas unidades de Educação Infantil não aconteceu apenas no dia 24, sendo que os pais foram comunicados com antecedência.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Cledivaldo Aparecido Donzelli, a Parada Pedagógica é um momento muito importante de formação e capacitação de todos os funcionários da Educação Infantil. “É fundamental esse tipo de atividade para que haja uma integração entre o serviço da Emei e creche, entre as professoras e educadoras e todos que trabalham no atendimento das crianças”, comentou.

Oficinas

Foram realizadas três oficinas no período da manhã e tarde, sendo que os profissionais foram divididos em grupos para participarem das atividades. A oficina de “Confecção de Brinquedos” aconteceu na Emei Integral Anjo da Guarda, a oficina de “Brincadeiras e Confecção de Materiais”, foi no Ceim Mutirão e a oficina de “Jogos e Confecção de Chinelão/Bola à Caixa e Saquinhos de Areia” foi realizada na Emei Integral Auta de Souza. As coordenadoras e encarregadas das Emeis e Ceims foram responsáveis pela aplicação das oficinas.

Além das oficinas, os profissionais também participaram da palestra no Teatro Lúmine sobre “Eca e Primeira Infância”, ministrada pelo advogado Alexandre Gil de Mello e representantes da Rede CAAS (Crianças Amadas, Adultos Seguros). Após a palestra houve a exibição do documentário “Jovens de Coração”.

Merendeiras

Paralelo às atividades da Parada Pedagógica, as merendeiras da rede municipal também tiveram uma dinâmica voltada exclusivamente para elas. Na Emei Orentino Martins, as merendeiras participaram da palestra sobre ergonomia no serviço, com o tema “Saúde no Trabalho: como executar sua função e manter a sua saúde”, ministrada pela fisioterapeuta e professora da Faasp, Luana Aparecida Vieira Gonzaga.

Após a palestra, a professora Luana com a ajuda de duas estagiárias, ensinaram diversos exercícios para as merendeiras que podem ser feitos antes, durante e depois do serviço, todos com o objetivo de diminuir os traumas causados pelos movimentos repetitivos da função.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024