Quinta-feira, 28 de Março de 2024
08 AGO 2018
Estudantes conhecem projeto de compostagem do Centro Ambiental

Dando continuidade às programações em comemoração ao Dia da Agricultura Natural, no dia 02 de agosto, alunos da escola municipal Profª Joana Helena de Castilho Marques conheceram o projeto de compostagem desenvolvido pelo CEA (Centro de Educação Ambiental) do Daep em parceria com a escola.
Segundo a pedagoga do CEA, Fernanda Campachi, já foi instalada uma composteira na escola e a prática será inserida no planejamento didático escolar. O processo de compostagem significa transformar resíduos orgânicos em adubo natural.
“O Projeto Compostagem na escola será uma prática significativa, construtiva, crítica e ambiental, que garante uma destinação correta aos resíduos sólidos orgânicos. Os resíduos que iriam para o Aterro Sanitário são reciclados produzindo um fertilizante natural, que não polui o solo. O adubo será utilizado na horta e jardim da escola.”, contou a pedagoga.
A diretora da escola Mary Elaine Astolfo informou que todos os restinhos de cascas de frutas, legumes, ovos entre outros que seriam descartados na escola serão destinados a composteira e reaproveitados como adubo na horta da escola como uma ação de educação ambiental desenvolvida com alunos.

Projeto piloto
De acordo com o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, esse é um projeto piloto que deverá se estender a outras unidades escolares, pois seus objetivos favorecem a formação de cidadãos conscientes em relação à preservação do meio ambiente, além de sensibilizar para a importância da separação do lixo orgânico e reciclável.
“Os resultados são muito satisfatórios, com a redução dos resíduos produzidos no ambiente escolar, mudanças de atitudes na escola e em suas residências. Os jovens passam a ter consciência sobre o descarte dos resíduos e passam a buscar alternativas na melhora da qualidade de vida no cenário que estão inseridos”, finalizou o presidente do Daep.