Em Penápolis, mais de 3 mil pessoas não voltaram para a 2ª dose e mais de 13 mil são faltosas para a dose adicional
O município de Penápolis, assim como as demais cidades do Brasil e do mundo, tem sentido o aumento do número de casos positivos de coronavírus e também de internações. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre a importância de se manter os cuidados (distanciamento, máscara e álcool em gel) e principalmente, tomar a vacina contra a Covid-19. “A vacina é a nossa salvação!”, enfatizou o secretário de Saúde, Dr. Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho.
A partir dessa semana, o horário de vacinação contra a Covid-19 em Penápolis sofre alteração, passando a ser no período da tarde, das 12h às 16h30, nas Salas de Vacina das Macros de Saúde I, II e III, de segunda a sexta-feira.
“É preciso que as pessoas tomem a vacina corretamente. Voltem para tomar a 2ª dose e a dose adicional no intervalo indicado. A vacina ameniza os sintomas de quem por ventura se contamina, diminuindo os casos de internação (enfermaria e UTI) e complicações da doença”, explicou o médico.
“Infelizmente, todos nós tivemos muitas perdas, de amigos, familiares, estamos devastados. Por isso é importante mantermos as medidas de prevenção e principalmente a vacinação em dia, em respeito à nossa vida e de quem amamos”, reforçou Dr. Luiz Washington.
Faltosos
De acordo com dados divulgados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica, até o momento, o município de Penápolis soma mais de 18 mil faltosos da vacina contra a Covid-19, entre 2ª dose e dose de reforço.
Desse total, 3.131 pessoas não voltaram para tomar a 2ª dose da vacina e um número mais expressivo ainda não tomou a dose adicional no intervalo previsto, somando 15.132 pessoas faltosas da dose de reforço.
Macros de Saúde
Vale lembrar que a vacinação contra a Covid-19 acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 16h30, nas Macros de Saúde I, II e III.
- Macro I (avenida Euclides Garcia do Nascimento 546, Jardim Eldorado)
- Macro II (avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins 99, Centro)
- Macro III (avenida Carlos Casela 822, Santa Terezinha).
*** Confira quem pode se vacinar:
1ª dose
Pessoas a partir de 12 anos (com autorização dos pais)
Intervalo 2ª dose
Sinovac/Coronavac – Intervalo de 4 semanas (28 dias)
Astrazeneca – Intervalo de 8 semanas (56 dias)
Pfizer (12 a 17 anos) – Intervalo de 8 semanas (56 dias)
Pfizer (18+) – Intervalo de 3 semanas (21 dias)
Intervalo dose adicional (3ª dose)
Coronavac/Sinovac/Astrazeneca e Pfizer – intervalo de 4 meses
Janssen (dose única) – intervalo de 2 meses
Secom – PMP