Quinta-feira, 16 de Maio de 2024
26 JUN 2013
Prefeitura reconstrói galeria danificada pelas chuvas

Investimento é de R$15 mil com recursos próprios e previsão de término da obra é de 10 dias

Desde o início da semana, a Secretaria de Obras e Serviços da Prefeitura de Penápolis executa a reconstrução da galeria de águas pluviais localizada no cruzamento da Rua João Antônio de Castilho com a avenida Rui Barbosa, próximo à linha férrea. O alinhamento dos tubos foi totalmente prejudicado com a erosão subterrânea causada pelas águas das chuvas, que ao invés de percorrer pela tubulação, penetraram por baixo e nas laterais da galeria que acabou afundando.

Segundo explicou o secretário municipal de Obras, Reinaldo Munhoz Morás, a erosão subterrânea estava oculta pela camada asfáltica. “Após a abertura do asfalto foi possível identificar a proporção da erosão que afundou a galeria e também a dimensão da obra que está sendo realizada”, disse o secretário.

Inicialmente os funcionários da Secretaria de Obras fizeram a abertura do asfalto; a remoção da terra sobre a galeria e do trecho danificado da tubulação. A próxima fase da obra será a reconstrução da caixa de alvenaria que interliga os tubos com as bocas de lobo. Na sequência, será feito o reaterro compactado em torno da galeria; a correção do canteiro central e a pavimentação asfáltica do trecho.

Para a execução do serviço, a Secretaria de Obras conta com a parceria do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) que cedeu o maquinário pesado.

A reconstrução da galeria é realizada com recursos próprios da Prefeitura, de aproximadamente R$15 mil entre serviços de alvenaria e pavimentação asfáltica. A previsão é que a mesma seja concluída em 10 dias, caso as chuvas não prejudiquem os trabalhos.

Interdição

Devido a dimensão da obra realizada, o local está temporariamente interditado na confluência da avenida Rui Barbosa com a rua João Antônio de Castilho. Para quem sai da Rodoviária e precisa chegar até a avenida Alayde Ferraz de Almeida (e vice-versa), é preciso fazer um desvio pela Rua Eugênio Rocho Nobre, na Vila São Joaquim. Todo esse trecho está bem sinalizado, inclusive com a indicação do desvio.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024