Sexta-feira, 29 de Março de 2024
11 JUL 2022
Alunos do 5º Ano entrevistam secretária de Educação
1- Professora e Secretária de Educação, Neira Pinheiro (ao centro), foi entrevistada pelos alunos do 5º Ano B da Emef Marilena Cipriano
Os alunos do 5º Ano B da Escola Municipal de Ensino Fundamental – Emef “Profª. Marilena Cipriano Pereira” tiveram uma convidada especial para a aula prática de entrevista: a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, que conversou com os alunos sobre os desafios da profissão e a importância da educação para mudar o futuro das pessoas.
A ideia de entrevistar a professora e secretária Neira Pinheiro partiu dos próprios alunos que em votação em sala de aula, escolheram a secretária para participar da atividade. O convite foi enviado e prontamente atendido.
Segundo explicou a professora da turma, Simone Pizani Oliveira, a aula prática de entrevista faz parte da atividade do livro de Língua Portuguesa sobre gênero textual. “Dessa vez, o gênero textual trabalhado foi a entrevista. Por isso convidamos uma pessoa da comunidade escolar para ser entrevistada pelos alunos e depois das férias eles produzirão o texto sobre a entrevista”, comentou.
A professora conta que os alunos se preparam antes para a entrevista com a secretária, produzindo um roteiro de perguntas e selecionando perguntas pertinentes à sua função. “As crianças fizeram perguntas sobre carreira na docência, investimentos necessários para a formação, dificuldades da profissão e até mesmo sobre motivação em ser professora e secretária”, elencou.
Toda a sala participou da atividade de entrevista, envolvendo cerca de 30 alunos com idades entre 10 e 11 anos. A entrevista foi realizada no último dia 05 de julho, na sala do 5º ano B, que foi devidamente preparada para atividade que inclusive, foi filmada.
A professora Simone Oliveira e a direção da Emef Marilena Cipriano agradecem à secretária Neira Pinheiro pela disponibilidade em atender ao pedido de entrevista dos alunos. “Além de responder todas as perguntas, a secretária também aproveitou para dar alguns conselhos e ensinamentos sobre o quanto é valioso estudar, incentivando as crianças a nunca desistirem dos estudos e de seus sonhos”, concluiu a professora.