Sexta-feira, 29 de Março de 2024
01 AGO 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Inscrições para grupos de gestantes dos Cras são prorrogadas até 5 de agosto
As inscrições para os Grupos de Acompanhamento de Gestantes desenvolvidos pelos Cras (Centros de Referência da Assistência Social), unidades Eldorado e Planalto, foram prorrogadas até esta sexta-feira, dia 05 de agosto. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social com a Santa Casa de Misericórdia de Penápolis.
As inscrições são feitas diretamente nos Cras Planalto e Eldorado. Para participar, as mulheres devem estar no período gestacional de até 16 semanas, estar inscrita no Cadastro Único e realizar o acompanhamento pré-natal na unidade de saúde.
Os documentos necessários para inscrição são os seguintes: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de pré-natal da gestante e número de NIS (Número de Inscrição Social).
As inscrições devem ser feitas no Cras Eldorado (Rua Amazonas, 136 – Vila América, telefone 3653.7291), ou no Cras Planalto (Rua Manoel Foz, 515 – Vila Aparecida, telefone 3653.4893). O horário de atendimento das duas unidades de Cras é de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.

Grupo de Gestantes
Trata-se de grupos de vivência direcionados para o fortalecimento de vínculo entre mãe e bebê. O objetivo da iniciativa é preparar as futuras mães para o momento do parto e tornar a experiência da maternidade segura e tranquila.
Os grupos de gestantes visam estimular a conexão entre mãe e bebê e oferecer orientações sobre a maternidade, inclusive orientando para a realização do pré-natal, através dos vários encontros previstos.
Entre as ações programadas nos encontros estão palestras e orientações com profissionais da saúde, exercícios de relaxamento, oficinas de confecção de artesanato para o enxoval do bebê, técnicas de massagem, entre outras, para estimular a afetividade e o vínculo familiar.
Ao final do curso, as gestantes recebem o kit gestante do programa “Enxoval do Bem – Um Penapolense Feliz”. O kit natalidade é composto por banheira, fraldas descartáveis, lenço umedecido, pomada anti assadura, roupinhas (2 bodys e 2 mijãozinhos), sabonete líquido, shampoo, cobertor, touca, luvas, bolsa maternidade entre outros itens.