Quinta-feira, 28 de Março de 2024
16 SET 2022
Prefeitura solicita apoio da população para realização do Censo do IBGE
Recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estão percorrendo a cidade para entrevistar os moradores para o Censo 2022. Apesar da importância dos dados do Censo, parte da população não recebe os recenseadores e se recusam a responder os questionários.
O prefeito Caique Rossi destacou a importância dos dados coletados durante o Censo e pediu a colaboração dos moradores. “São informações que ajudam a planejar as políticas públicas que beneficiam a população, por isso é fundamental a participação dos penapolenses”, afirmou.
Ainda segundo o prefeito, os moradores podem conferir a identidade dos recenseadores através dos uniformes e do crachá de identificação. “Os crachás possuem todas as informações necessárias para a identificação. No site do IBGE, é possível verificar a identidade do entrevistador, consultando o número da matrícula, CPF ou RG”, explicou Caique.
“O último Censo realizado foi em 2010, portanto, há 12 anos estamos sem atualização sobre a população penapolense. Para que os poderes públicos possam elaborar suas políticas públicas e seus investimentos, é necessário conhecer a quantidade exata de moradores, dados socioeconômicos, de educação e de saúde, entre outros”, informou o prefeito.

Censo demográfico
Segundo o IBGE, a partir dos resultados do Censo Demográfico são obtidas as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis à elaboração de projeções e estimativas populacionais.
Mais do que uma contagem de população, o Censo é a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por bairros e também por áreas urbanas e rurais.
Ao visitar cada localidade do país, o levantamento permite conhecer com precisão a população residente, embasando novas políticas públicas ou aprimorando aquelas já existentes.
Por exemplo, o número de habitantes levantado pelo Censo é utilizado como referência para distribuição dos Fundos de Participação dos Estados e Municípios, verbas federais dirigidas aos estados e municípios, de acordo com o tamanho de sua população. A quantidade de moradores também determina o tamanho das representações políticas, isto é, quantidades de vereadores, de deputados estaduais e federais.