Terça-feira, 23 de Abril de 2024
21 SET 2022
TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA
Prefeitura executa atividades educativas da Semana Nacional de Trânsito
A secretaria de Trânsito espalhou faixas educativas em diversos cruzamentos da cidade
De 18 a 25 de setembro, a Secretaria de Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana participa das atividades da Semana Nacional de Trânsito. A campanha visa incentivar o trânsito mais seguro em toda a sociedade e promover uma reflexão sobre a responsabilidade de todos para a segurança;
Para marcar a Semana Nacional, a Secretaria de Trânsito instalou faixas educativas em locais estratégicos, onde há maior fluxo de veículos, com o objetivo de contribuir com a educação no trânsito. Segundo o secretário da pasta, Daniel Rodrigueiro, o trabalho educativo é fundamental para a segurança de todos.
“É uma forma de incentivar a reflexão dos motoristas e motociclistas sobre suas responsabilidades ao assumir a direção de um veículo. A segurança no trânsito depende de todos os envolvidos, por isso o tema da campanha em 2022 é “Juntos salvamos vidas”, afirmou o secretário.
Segundo dados da Polícia Militar, de janeiro a agosto deste ano, houve uma média de 24 acidentes por mês. Desses, 15 acidentes envolveram motociclistas, ou seja, 62% dos acidentes aconteceram com motos. “A maioria dos envolvidos nos acidentes teve ferimentos leves, mas Penápolis registrou três vítimas graves de acidentes de trânsito neste período”, enfatizou Rodrigueiro.
Os dados ainda apontam o envolvimento de bicicletas em 30 acidentes, durante esses oito meses. “Os acidentes no trânsito ocorrem predominantemente por uma colisão lateral, portanto, ocorrem em cruzamentos, onde as pessoas desobedecem a sinalização de pare”, esclareceu.
Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, a Semana Nacional de Trânsito promove por meio da conscientização de condutores, passageiros, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro. A campanha envolve todos os integrantes do Sistema Nacional de Trânsito em ações de educação e conscientização para a segurança no trânsito.