Quinta-feira, 25 de Abril de 2024
13 OUT 2022
Secretaria de Educação promove sessão de cinema exclusiva para os alunos
Cerca de 3.700 alunos da rede municipal assistem ao filme “Pinóquio” no cinema de Penápolis
A alegria estampada no rosto e olhar curioso pelo que vai acontecer. É esse o misto de sensações que os alunos da rede municipal vivenciam ao chegar na sala colorida do Circuito Cinemas de Penápolis, no Garden Shopping.
De 05 a 21 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação levará as crianças da Educação Infantil e também do Ensino Fundamental para prestigiarem uma sessão exclusiva de cinema com a exibição do filme “Pinóquio”, lançamento de 2022. Essa ação integra as atividades realizadas durante a Semana da Criança nas escolas.
O passeio ao cinema contempla cerca de 3.700 alunos com idades entre 04 e 10 anos. De acordo com a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, muitos alunos nunca foram ao cinema, não tiveram contato com essa arte. “Por isso é uma satisfação poder proporcionar mais esse momento de alegria e descoberta para nossos alunos. Esse passeio ao cinema é mais um presente em comemoração ao Dia das Crianças”, disse a secretária.
Além de oferecer o acesso à cultura, lazer e entretenimento às crianças, o passeio ao cinema também possibilita que as professoras possam trabalhar as questões pedagógicas em sala de aula, abordando o conteúdo do filme.
O filme conta a história de Pinóquio, um boneco de madeira criado por Geppetto, que sonha em ser um garoto de verdade. Só que para isso, ele vai passar por várias aventuras e cada vez que ele mente, o seu nariz cresce.
Segundo explicou a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, a professora Evelyn Lemes Serafim Friolli, o filme “Pinóquio” permite explorar diversos conteúdos com as crianças em sala de aula. “Durante o filme, Pinóquio passa por diversas situações em que vai se revelando um personagem travesso, egoísta, teimoso, ingênuo e mentiroso. Dessa forma, é possível trabalhar com as crianças sobre adequação de comportamento, valores morais, a importância de obedecer aos pais, entre outros temas. Além disso, o filme fala também sobre o imaginário infantil e as fantasias das crianças”, acrescentou.
A sessão exclusiva de cinema é proporcionada de forma totalmente gratuita aos alunos, inclusive o deslocamento até o shopping e retorno à escola é feito com apoio do Serviço de Transporte Escolar.