Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
07 NOV 2022
Melhorias na estrada rural do bairro Araponga são concluídas
Estrada rural recebeu investimentos para melhorar a trafegabilidade e garantir a segurança dos moradores
Foram concluídas nos últimos dias, as obras de melhorias na estrada rural do bairro Araponga, em um investimento total de R$ 767.029,50, provenientes do Programa Melhor Caminho da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foram contemplados 5,31 quilômetros das Estradas Municipais PNP 007/2 e PNP 006/4.
Segundo o prefeito Caique Rossi essa era uma situação pendente há muito tempo e que foi resolvida, atendendo a uma antiga reivindicação dos moradores do bairro rural do Araponga.
“O Araponga é um dos bairros rurais mais populosos e a recuperação da estrada vai beneficiar tanto os moradores locais, quanto os produtores rurais e demais trabalhadores que utilizam a estrada diariamente para ter acesso ao bairro”, destacou o prefeito.
Entre as melhorias realizadas pelo Programa Melhor Caminho, estão a elevação e o alargamento em 10 metros do leito carroçável. A medida resolve o problema de drenagem, retirando a água da estrada que será conduzida por meio das lombadas e bigodes instalados no local, que coincidem com a proteção do solo já existente.
Para melhor trafegabilidade da estrada foi colocado um revestimento primário (pedra brita) em todo o trecho atendido pelo Programa.
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente foi responsável por todo o processo de documentação, confirmando a anuência dos proprietários lindeiros até a recolocação posterior das cercas, sem necessidade de outorgas e licenças ambientais.
Após a conclusão dos trabalhos, a Secretaria de Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana fez a sinalização viária no local, com placas indicativas de velocidade e sinalização refletiva nas pontes dos rios que cortam as estradas e em trechos que requeiram mais atenção dos motoristas.
O prefeito também agradeceu ao deputado estadual Itamar Borges que esteve como Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, quando atendeu a reivindicação do município de Penápolis para recuperação da estrada.