Sexta-feira, 26 de Abril de 2024
03 JAN 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Cras Planalto conclui atividades do grupo de gestante com entrega de enxoval
Os grupos preparam as futuras mamães para o nascimento de seus filhos, com diversas atividades
A Secretaria de Desenvolvimento Social realizou a entrega dos kits natalidade do “Projeto Enxoval do Bem: Um Penapolense Feliz”, durante o mês de dezembro. Nesta etapa, foram contempladas 35 gestantes acompanhadas pela equipe do Centro de Referência da Assistência Social – Cras Planalto.
O projeto se baseia na concessão de um kit natalidade, como modalidade de benefício eventual, de acordo com a Lei Municipal nº 2520. A iniciativa ocorre desde o final do ano passado e já atendeu centenas de gestantes e recém-nascidos, com o oferecimento de um kit completo de natalidade, composto de vários itens de primeira necessidade para socorro emergencial às grávidas que precisam.
A entrega foi realizada pela assistente social Luciana Manzano, que compõe a equipe técnica do Cras Planalto. O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luiz Menti Sanchez, destacou a função social do programa. “Durante a realização do grupo, são trabalhados diversos aspectos que promovem o fortalecimento de vínculo materno e que auxiliam as gestantes a se preparar para a chegada de seus bebês”, destacou

Programa
O programa beneficia todas as mães que se encontram em situações vulneráveis e estão cadastradas no Cras. Trata-se de um kit com banheira, fraldas, lenço umedecido, pomada antiassadura, roupinhas, sabonete líquido, cobertor, malinha e outros itens, que fazem com que as gestantes e os bebês sejam acolhidos com humanização
Durante todo o ano, as unidades de Cras – Jardim Eldorado e bairro Planalto – desenvolvem ações para o grupo de gestantes. As participantes são cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais e são acompanhadas durante a gestação.
Os grupos de gestantes existem para fortalecer os vínculos familiares desde o útero materno, já que os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento integral dos bebês.
A formação dos grupos, que funcionam tanto no Cras Eldorado como no Cras Planalto, visa preparar as futuras mamães para o nascimento de seus filhos. Elas participam de diversas atividades, como palestras com profissionais da saúde, confecção de artesanato, orientações sobre amamentação e cuidados com o bebê, tiram dúvidas sobre mudanças do corpo e aproveitam a convivência.

Inscrições
As gestantes que quiserem se inscrever podem procurar a unidade do Cras mais próxima de sua residência até o dia 10 de janeiro. Podem participar gestantes em qualquer período estacional, estar preferencialmente inscrita no Cadastro Único e realizar o acompanhamento pré-natal na unidade de saúde.
Os documentos necessários para inscrição são os seguintes: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de pré-natal da gestante e número de NIS (Número de Inscrição Social).
As inscrições devem ser feitas no Cras Eldorado (Rua Amazonas, 136 – Vila América, telefone 3653.7291), ou no Cras Planalto (Rua Manoel Foz, 515 – Vila Aparecida, telefone 3653.4893). O horário de atendimento das duas unidades de Cras é de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h.