Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
31 JAN 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Núcleo de Escuta Especializada inaugura dia 03
A Prefeitura de Penápolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, inaugura na sexta-feira, 03 de fevereiro, o serviço de Escuta Especializada. A cerimônia será a partir das 10h. Este novo serviço atenderá provisoriamente nas dependências da Biblioteca Municipal Prof. Jayme Monteiro (avenida Ivanoé de Cunto 326, Vila Formosa), enquanto ocorre a reforma daquele que será prédio próprio, junto ao Ceu das Artes na Vila aparecida.
Trata-se de um espaço destinado a ouvir crianças e adolescentes vítimas de violência. É um novo instrumento de proteção social especializada dentro da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social.
A construção do protocolo/fluxo de atendimento do Núcleo de Escuta Especializada foi feita em parceria com os demais órgãos integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.
O Núcleo de Escuta Especializada atuará para garantia de direitos da criança e do adolescente, no que diz respeito tanto à identificação como ao encaminhamento de questões relacionadas à violência em todos os seus aspectos (física, psicológica, sexual e institucional).
O protocolo de funcionamento foi elaborado pelos membros do Comitê Intersetorial da Escuta Especializada, com base legal estabelecida na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social de Penápolis, Pedro Sanchez, explicou que em breve o novo serviço irá para o seu local próprio e específico de funcionamento, com uma equipe também específica de profissionais (assistente social, psicólogo, enfermeiro e pedagogo), trabalhando em conjunto com toda a rede de serviços de proteção social do município.
“A princípio o atendimento será numa sala da Biblioteca Jayme Monteiro, mas assim que a reforma do Ceu das Artes for concluída, o serviço será transferido para lá em definitivo. No local já funciona também o Cras Planalto, que é o Centro de Referência da Assistência Social da região”, disse.
O monitoramento das ações previstas no Protocolo será realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.