Quinta-feira, 28 de Março de 2024
31 JAN 2023
EDUCAÇÃO
Escola Linda: Prefeitura investe cerca de R$1 milhão em brinquedos para as escolas
A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, fez a aquisição de aproximadamente R$1 milhão em brinquedos pedagógicos que serão destinados a todas as escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. O investimento faz parte do projeto “Escola Linda”, criado pelo prefeito Caique Rossi, que pretende reformar todas as escolas municipais e melhorar o atendimento às crianças. Na tarde de segunda-feira, 30, o prefeito e a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, receberam a primeira parte dos brinquedos que estarão à disposição de professores e alunos para a volta às aulas 2023, que acontecerá na próxima segunda-feira, 06 de fevereiro.
O prefeito Caique Rossi ressalta que essa conquista é uma reivindicação antiga dos professores e educadores municipais. “De acordo com os profissionais da rede municipal, há mais de 10 anos não havia investimento em brinquedos pedagógicos para auxiliar os professores no desenvolvimento dos alunos. Portanto, esse é um momento de muita alegria e satisfação, saber que nossas crianças terão os materiais necessários para aprender e se desenvolver dentro de nossas escolas”, disse o prefeito.
A secretária de Educação, Neira Maria Pinheiro, ressalta que os brinquedos pedagógicos são essenciais para que os alunos possam aprender. “Através da brincadeira, a criança adquire conhecimento e também aprende a se relacionar, se expressar”, comentou. Ela informou ainda que foram adquiridos diversos tipos de brinquedos pedagógicos voltados especialmente para as diferentes faixas etárias e suas necessidades.
Além dos brinquedos, a Secretaria de Educação também fez a aquisição de diversos materiais esportivos que serão utilizados nas aulas de Educação Física e atividades para o desenvolvimento motor e psicomotor das crianças.

Brinquedos
Dentre os brinquedos pedagógicos adquiridos para as unidades escolares, estão: Blocos de montar, Caixa de Blocos de Montar, Quebra Cuca, Dado gigante para brinquedoteca, Blocos para montar e desmontar, Sacolão Construção, Bonecas, Carrinho de Boneca, Kit Agro/Estradeiro com caminhões, Kit Mega Caminhões, Kit cozinha, Kit Mercadinho, Lanchonete completa, Quebra Cabeça, Jogo Imagem e Ação, Jogo Charada, Jogo Cara a Cara, Jogo Cilada, Jogo da Vida, Jogo Detetive de Palavras, Jogo Imagem e Ação, Jogo Mercado Imobiliário, Jogo Qual é a Palavra, Jogo Soletrando, Jogo da memória diversos temas, Alfabeto móvel, Amarelinha em EVA, Baldinhos - Kit praia, Bambolê, Blocos lógicos (jogo), Dominó, Kit Fazendinha, Kit Beleza, Kit ferramentas, maleta de dentista, Maleta de médico, jogos de sequência lógica (diversos temas), Tangram, Telefone sonoro, entre outros.

Esportes
Com relação aos materiais para aulas de Educação Física, foram adquiridos: apitos de plástico, bola de tênis de mesa, Bola de tênis, Bola de borracha, Bola de basquete, Bola de handebol, Bola de futsal, Bola de voleibol, Bola de futebol de campo, Kit de Cone de Marcação, Corda de Pular, Kit de Raquetes Para Frescobol, Kit Ping Pong (tênis de mesa), Mini cama elástica, Mesa de Pebolim, Mesa de Futebol de Botão, Futebol botão, Bóia de braço para natação, Espaguete para psicina, Rede de voleibol, ping-pong e futebol, Tapete flutuante para piscina, cesta de basquete, entre outros.
No total, foram investidos R$977.544,81 na aquisição de brinquedos e materiais esportivos, por meio de licitação. Até o momento, a Secretaria de Educação recebeu a maior parte desses materiais pedagógicos e esportivos, numa somatória de R$513.289,32. O restante (R$464.255,49) ainda será entregue nos próximos dias.
O prefeito Caique Rossi disse estar atento às demandas das escolas e que novos investimentos serão realizados sempre que necessário. “Investir em Educação é a única forma de transformar uma sociedade”, concluiu o prefeito.