Terça-feira, 19 de Março de 2024
15 MAR 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Centro da Cidadania deve ser entregue em breve
No início desta semana o prefeito de Penápolis, Caique Rossi, visitou as dependências do novo Centro de Integração da Cidadania, espaço onde funcionava a antiga estação ferroviária, no centro da cidade. Ao vistoriar o local, Caique já deu início aos trâmites junto à equipe de governo para definir a data de entrega do prédio à comunidade, bem como início dos serviços. A previsão, segundo o prefeito, é que isso ocorra em breve.
“Ainda vamos discutir uma data. Não tem um dia definido, mas esperamos que seja em breve, talvez ainda em abril. É uma possibilidade. Assim que organizarmos tudo junto à nossa equipe divulgaremos e faremos um convite a toda população”, afirmou Caique.
Entre vários outros serviços, o local também será sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Núcleo de Reintegração Social. Também, de forma inédita, será implantada no mesmo prédio, uma sala destinada ao “Espaço dos Conselhos Municipais de Políticas Públicas”, onde os membros dos variados conselhos penapolenses poderão reunir-se para discussões e formações, entre outras atividades.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo ainda terá um ponto de apoio no Centro da Cidadania para atendimento ao turismo, com informações e orientações às pessoas que chegam na cidade e desejam saber mais sobre hotéis, gastronomia, pontos turísticos e demais aspectos da cidade.
O prédio da antiga estação foi todo reformado. A estrutura antiga foi edificada nos anos 40 e, após a desativação do transporte ferroviário de passageiros, o espaço ficou sem utilização, muitas vezes sendo depredado por vândalos. São mais de 1200 metros quadrados de área construída com nova destinação funcional e moderna para os cidadãos.
Os recursos investidos nas benfeitorias vieram do FID (Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos), órgão gerido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, e conquistados pelo município com apoio do ex deputado estadual Roque Barbieri.
Ao todo foram investidos mais de R$ 1 milhão. Houve reparos na cobertura, com implantação de telhas em aço galvanizado tipo sanduíche (que oferecem conforto térmico ao ambiente), troca de pisos, instalações elétricas e hidrossanitárias, revestimentos e pintura.