Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
26 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Penápolis recebe 40 municípios para Encontro Regional da Primeira Infância
Penápolis recebeu nesta sexta-feira (26) profissionais de 40 municípios paulistas para o I Encontro Regional da Primeira Infância. O evento aconteceu no Clube de Campo Lago Azul e foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Penápolis.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Caique Rossi; da vice Mirela Fink; a diretora regional da Drads Araçatuba (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), Martha Helena Pimenta; e do vereador Rodolfo Valadão Ambrósio. Também estiveram presentes prefeitos de diversos municípios, profissionais de educação, saúde e assistência social.
Durante a abertura, o prefeito Caique Rossi destacou que os governos devem ter como prioridade os investimentos na primeira infância e nas políticas públicas de assistência social. “Penápolis tem um histórico de valorização da primeira infância, desde 2006. Após um período sem investimentos, retomamos o projeto, com diversas ações que priorizam nossas crianças”, afirmou.
O prefeito ainda solicitou que todos os prefeitos presentes invistam na primeira infância. A vice-prefeita Mirela Fink reforçou o pedido e destacou a importância desse tipo de investimento. “Como médica pediatra, vejo de perto como são importantes as políticas públicas para a primeira infância no desenvolvimento das crianças”, destacou Mirela.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, agradeceu a presença dos convidados e a oportunidade de Penápolis sediar um encontro regional. “Isso é um reflexo de um trabalho intersetorial entre assistência social, saúde e educação e o evento é uma oportunidade para a troca de experiências entre os 40 municípios que compõem a nossa Drads”, afirmou Sanchez.
Os presentes puderam participar de painéis de discussão. O primeiro painel, com o tema “A construção do trabalho em rede na primeira infância”, foi apresentado pela coordenadora estadual do Programa Criança Feliz e do Comitê Estadual de Políticas Públicas pela Primeira Infância, Paola Appolinario Pastrello e pela multiplicadora estadual do Programa Criança Feliz, Cristiane Lamin.
Em seguida, foi discutido o tema “Primeira Infância: um ideário em construção”, com a coordenadora da área técnica da Saúde da Criança na Secretaria Estadual da Saúde, Roberta Ricardes Pires.
No período da tarde, os participantes do encontro tiveram uma “Oficina de Boas Práticas”, quando municípios convidados apresentaram projetos de sucesso realizados juntos à comunidade. Penápolis, Andradina, Buritama, Mirandópolis, Pereira Barreto e Santo Antônio do Aracanguá divulgaram seus projetos para os convidados de todo o estado.