Gestantes acompanhadas pelos Centros de Referência da Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social receberam, na última semana, os kits natalidade do “Projeto Enxoval do Bem: Um Penapolense Feliz”. Nesta etapa, foram contempladas cerca de 60 gestantes.
A entrega aconteceu nas unidades do Cras Eldorado “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim” e do Cras Planalto “Yone Lacava Pereira”. Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, os kits natalidade são distribuídos para as gestantes acompanhadas nos grupos dos Cras e como benefício eventual.
“O benefício está previsto na Lei Municipal nº 2520 para gestantes que se enquadrem em alguns critérios e que estejam em acompanhamento nos Cras e nas unidades básicas de saúde. A iniciativa já atendeu centenas de gestantes e recém-nascidos, com o oferecimento de um kit completo de natalidade, composto de vários itens de primeira necessidade para socorro emergencial às grávidas que precisam”, destacou o secretário.
O secretário de Desenvolvimento Social ainda destacou a função social do programa. “Durante a realização do grupo, são trabalhados diversos aspectos que promovem o fortalecimento de vínculo materno e que auxiliam as gestantes a se preparar para a chegada de seus bebês”, contou Sanchez.
Programa
O programa beneficia todas as mães que se encontram em situações vulneráveis e estão cadastradas no Cras. Trata-se de um kit com banheira, fraldas, lenço umedecido, pomada antiassadura, roupinhas, sabonete líquido, cobertor, malinha e outros itens, que fazem com que as gestantes e os bebês sejam acolhidos com humanização
Durante todo o ano, as unidades de Cras – Jardim Eldorado e bairro Planalto – desenvolvem ações para o grupo de gestantes. As participantes são cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais e são acompanhadas durante a gestação.
Os grupos de gestantes existem para fortalecer os vínculos familiares desde o útero materno, já que os primeiros anos de vida são essenciais para o desenvolvimento integral dos bebês.
A formação dos grupos, que funcionam tanto no Cras Eldorado como no Cras Planalto, visa preparar as futuras mamães para o nascimento de seus filhos. Elas participam de diversas atividades, como palestras com profissionais da saúde, confecção de artesanato, orientações sobre amamentação e cuidados com o bebê, tiram dúvidas sobre mudanças do corpo e aproveitam a convivência.
Secom – PMP