30 AGO 2023
AGRICULTURA
Prefeitura entrega horta comunitária no Jardim Tinô
A nova horta beneficia 28 famílias que farão o plantio e o cultivo de hortaliças e legumes
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Penápolis entregou nesta terça-feira (29) uma nova horta comunitária no bairro Jardim Tinô. A nova horta atenderá 28 famílias que farão o plantio e o cultivo de hortaliças e legumes em seus canteiros.
A inauguração contou com a presença do prefeito Caique Rossi, do secretário de Agricultura, Edison Ribeiro de Almeida, da chefe de serviço Creusa Idalgo e do coordenador geral do projeto Hortas Comunitárias, Caetano Rebesco, além das famílias beneficiadas pelo projeto.
Na ocasião, as famílias que usufruem da horta receberam um kit composto de calcário, adubo e sete tipos de semente de hortaliças. Cada família é responsável pelo plantio em dois canteiros. O prefeito Caique Rossi reforçou a importância do projeto para as famílias.
“Esta área era um ecoponto que hoje se transformou em um espaço para a comunidade cultivar hortaliças e legumes para suas famílias e amigos. Esse projeto tem a importância de manter a população unida e organizada mantendo um espaço onde possam plantar e colher o próprio alimento, assim como ter um importante momento de terapia ocupacional”, afirmou o prefeito.
O secretário de Agricultura, Edison Ribeiro de Almeida, agradeceu o Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental), em nome do presidente Carlos Alberto Bachiega, pelo apoio para a implantação da horta.
“Anteriormente, neste espaço funcionava um ecoponto que foi transformado em uma horta comunitária. O Daep fez toda a estrutura, além de ceder a compostagem e realizar a limpeza de todas as hortas comunitárias”, destacou.
Esta é a segunda horta inaugurada desde 2021. A primeira foi implantada no Jardim Pevi em 2022. O Projeto conta com 48 hortas comunitárias espalhadas por toda a cidade e atende aproximadamente 1,2 mil famílias que participam diretamente, além das demais pessoas beneficiadas indiretamente.
No Projeto Hortas Comunitárias, é oferecida água para a irrigação dos canteiros, além de toda a orientação técnica para o plantio. Para a implantação da horta, a Secretaria de Agricultura efetuou o preparo de solo com calcário e material orgânico. O espaço também foi cercado com alambrado.
Pela regra do projeto, não é permitido comercializar a produção das hortas, por isso as famílias que possuem canteiros acabam doando parte da produção a outras pessoas, que também são ajudadas com os alimentos.