25 MAR 2024
Pontos MIS: Cultura oferece sessões de cinema e oficina gratuitas nesta semana
A trajetória dos personagens é narrada pelo liquidificador de Elvira, que ganhou vida tempos atrás
Em parceria com o Programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), a Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo oferece nesta semana, três sessões de cinema com a exibição do filme brasileiro “Reflexões de um Liquidificador” e uma Oficina de Direção de Atores, tudo de forma gratuita aos interessados.
As sessões de cinema gratuitas serão realizadas nos dias 25 e 26 de março, (segunda e terça-feira), na Sala Cora Coralina (rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333) e no dia 27 de março (quarta-feira) no NAC – Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe (antigo Lúmine); sempre às 19h30.
Já a Oficina “Direção de Atores – a partir de cenas de roteiros de cinema” acontecerá na quinta-feira, dia 28 de março, a partir das 18h30, na Sala Cora Coralina. A atividade será ministrada pela atriz e preparadora de elenco, Vanise Carneiro.

Filme
Em “Reflexões de um Liquidificador”, Elvira é uma dona de casa que passa por um momento agitado em sua vida. Onofre, seu marido, desapareceu há alguns dias e ela resolve ir à polícia dar queixa do sumiço. A trajetória do casal é narrada pelo liquidificador de Elvira, que ganhou vida quando tempos atrás, Onofre trocou sua hélice por outra bem maior. O filme traz no elenco grandes nomes da atuação, como Ana Lucia Torre, Selton Mello, Fabiula Nascimento, entre outros; com direção de André Klotzel.
A película possui duração de 1h20 minutos e não recomendada para menores de 14 anos.

Oficina
A Oficina de Direção de Atores é voltada para pessoas a partir de 14 anos, em especial, estudantes de audiovisual, comunicação e áreas afins, atores iniciantes, diretores de teatro e interessados em geral. A duração é de 4 horas e são oferecidas 20 vagas. Para fazer a inscrição, basta acessar o link  https://forms.gle/NUNNeQTEXEWGtU3SA e preencher o cadastro até o dia 26 de março, ou até o preenchimento das vagas.
A atividade propõe o encontro entre atores e diretores no exercício da linguagem audiovisual. A partir de cenas curtas de roteiros de cinema previamente selecionadas, os diretores irão explorar possibilidades, junto aos atores, na condução do trabalho. Com foco no entendimento da situação apresentada e na relação entre os personagens, os participantes irão dirigir uns aos outros, trabalhando as emoções, o tom e intenções dos diálogos, as ações e o movimento no espaço, durante a gravação das cenas.

O Programa
Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, tudo de forma gratuita à comunidade, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.