25 MAR 2024
Crianças e idosos podem se vacinar contra a gripe
A Secretaria de Saúde informa que idosos e crianças já podem aproveitar a Campanha de Vacinação contra a Influenza para se imunizar. Nesta primeira etapa, podem se vacinar idosos com mais de 60 anos e crianças de seis meses a menores de seis anos. A meta é vacinar 90% do público até o dia 5 de maio.
Para se vacinar, basta comparecer em uma das salas de vacina localizadas nas Macros I (Eldorado), II (Postão) e III (Santa Terezinha), no horário das 8h às 16h. A vacinação é gratuita e é necessário apresentar a carteirinha de vacinação. As crianças que serão imunizadas contra a gripe pela primeira vez deverão receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre as aplicações.
A campanha, que acontece todos os anos entre os meses de abril e maio, foi antecipada para assegurar a proteção da população antes do inverno, período de maior circulação do vírus da gripe.
Segundo o secretário de Saúde, o médico Luiz Washington Bozzo do Nascimento Filho, os demais públicos prioritários da campanha serão incluídos nas próximas semanas. “Nesta primeira etapa, vamos vacinar os idosos e crianças. Assim que novas doses chegarem a Penápolis, a vacinação será ampliada”, explicou.
O secretário de Saúde também explicou que quem se vacinou contra a gripe nos anos anteriores, deve se imunizar novamente. “A vacina da gripe é atualizada anualmente, de acordo com as cepas que estão em circulação no país. Por isso, é importante que todo ano o público alvo procure uma unidade de saúde para se vacinar”, destacou Luiz Washington.
O imunizante deste ano é composto pelas cepas A/Victoria/4897/2022 (H1N1); A/Thailand/8/2022 (H3N2); e B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria), de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgada em setembro do ano passado.
A vacinação contra a gripe é a melhor forma para garantir proteção contra a doença. O imunizante age para estimular a produção de anticorpos contra o vírus da Influenza.

Secom - PMP