Com o objetivo de garantir a participação efetiva dos alunos na avaliação estadual e melhor prepará-los para as provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), a Secretaria Municipal de Educação promoveu no último dia 13 de novembro, o Dia “A” de Alfabetização, abrindo os portões das escolas municipais para a participação dos familiares, em diversas práticas de aprendizado.
Esse foi o primeiro ano de realização do Dia “A” da Alfabetização, uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) para promover a alfabetização de estudantes na idade correta, por meio do programa Alfabetiza Juntos SP.
O município de Penápolis aderiu à mobilização estadual, contando com a participação de todas as Emefs – Escolas Municipais de Ensino Fundamental no Dia “A”, as quais prepararam um cronograma de atividades diferenciadas e bastante divertidas voltadas à alfabetização dos alunos. O evento teve o objetivo de mobilizar toda a comunidade escolar (professores, alunos e famílias), celebrar o aprendizado e preparar as crianças do 2º e 5º Anos para o Saresp.
Participação
Segundo comentou a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, o grande destaque do Dia A de Alfabetização foi a participação dos pais e familiares durante as atividades promovidas pelas escolas. “Contamos com a presença de diversos familiares nas escolas que puderam conhecer as práticas utilizadas para facilitar o aprendizado, incentivaram as crianças na realização das atividades, participaram das dinâmicas propostas e principalmente, encorajaram os alunos para a avaliação”, ressaltou.
Durante o Dia “A” foram realizadas diversas atividades voltadas para a alfabetização, escrita e leitura, como dinâmicas, gincanas, exercícios de relaxamento, respiração, meditação. Os alunos receberam cartas de incentivo dos familiares, os pais participaram de leitura com seus filhos na biblioteca, alguns ainda se propuseram a fazer contação de histórias para as crianças nas escolas.
“Gostaríamos de agradecer o engajamento das escolas municipais, dos professores, gestores e familiares dos alunos durante o Dia ‘A’ de Alfabetização; por todo o esforço, dedicação e compromisso que demonstraram por uma educação de qualidade em Penápolis”, concluiu.
Secom – PMP









