No último dia 18 de novembro os alunos dos 2º e 5º Anos da rede municipal de ensino participaram da Prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), cujo resultado gera o índice de excelência educacional de cada escola, além de traçar um diagnóstico da Educação Básica no município e em todo o estado de São Paulo como um todo.
As provas do Saresp foram aplicadas para cerca de 920 alunos do 2º e 5º Anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – Anos Iniciais, com questões que avaliaram principalmente duas áreas de aprendizagem: Língua Portuguesa e Matemática.
De acordo com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o Saresp avalia o conhecimento em língua portuguesa e matemática do aluno focando em habilidades de leitura, escrita e raciocínio matemático. Os resultados são usados para identificar as forças e fraquezas das escolas e da rede de ensino.
Dessa forma, a Secretaria Municipal de Educação aderiu a esse sistema de avaliação estadual, com grande participação dos alunos das escolas municipais. Vale lembrar que o Saresp é uma das ações do Programa Alfabetiza Juntos SP, que visa promover a alfabetização de estudantes na idade correta.
Aplicação
As provas foram aplicadas nas próprias unidades escolares, pelos professores da rede municipal, porém, por professores aplicadores de outras salas/escolas, ou seja, professores diferentes das turmas escolares.
As provas voltadas aos alunos do 2º Ano foram compostas de 36 questões de múltipla escolha e as provas do 5º Ano continham 48 questões, ambas com duração de quatro horas. As provas são elaboradas de acordo com o Currículo do Estado de São Paulo.
O Saresp permite comparar os resultados das escolas paulistas com outras avaliações nacionais e também compõe o Índice de Qualidade da Educação Municipal (IQEM).
Sendo assim, o Saresp vai muito além de uma prova, é também uma importante ferramenta estratégica de gestão da aprendizagem, cujos dados colhidos possibilitam entender como os alunos estão aprendendo; identificar lacunas e acertos no ensino; tomar decisões baseadas em evidências; promover intervenções pedagógicas eficazes e garantir maior transparência na educação pública.
Secom – PMP









