Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
02 JUN 2012
Velório Municipal: Espaço usado por funerárias não está ocioso

Em relação ao questionamento do vereador Reginaldo Sacomani, sobre o velório municipal, a Prefeitura de Penápolis esclarece que o espaço é utilizado dentro da demanda existente e sempre que alguém contrata os serviços da Funerária Caminho da Paz ou de outras da região, que não seja da Bom Pastor, o velório tem sua utilidade. Portanto, o vereador está equivocado ao afirmar que o mesmo não é utilizado e está praticamente desativado após a inauguração do Memorial Bom Pastor.

A Secretaria Municipal de Administração informou que, por ser tratar de um velório municipal (público) ele fica à disposição das necessidades da população, inclusive tem atendido serviços de translado funerários de outras regiões e, geralmente, são de famílias atendidas por outros planos e/ou particulares.

“Nem sempre as pessoas tem planos funerários ou conseguem pagar para usar o memorial e a prefeitura disponibiliza o espaço, que é público, para atender essas famílias”, disse o secretário de Administração, Evandro Henrique Moreira.

A secretaria informa ainda que, como ocorre em outros prédios públicos, a prefeitura tem dado atenção, e mesmo assim, alguns prédios com vigilância tem sofrido com vandalismos.

“Estamos empenhados e preocupados com a manutenção de preservação dos próprios públicos e o velório não é diferente. Não podemos desativar um serviço sob o argumento de que seu uso é ocasional; algum dia, não sabemos a hora, alguém vai usar e tem que estar para servir a comunidade”, comentou o o secretário.

Sobre a ocupação ou utilização do espaço (estrutura) do Velório Municipal para consumo de entorpecentes e prática de atos obscenos, a Secretaria observa que não se trata de um caso isolado e se acontece, como afirma o vereador, não é dentro do prédio, já que o mesmo tem grade de proteção, sendo aberta somente quando são realizados os velórios.

Os bancos ao redor do prédio são disponibilizados de forma pública, como ocorre com os que estão na frente do cemitério, sendo impossível proibir as pessoas de sentarem neles.