03 JUN 2012
Alunos da rede municipal fazem Provinha Brasil

Cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental farão a Provinha Brasil durante essa semana. O teste será aplicado nas escolas no período de 31 de maio a 06 de junho, cabendo a cada unidade escolher a melhor data.

A Provinha Brasil é aplicada desde 2008 como proposta do Inep (Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas) do MEC – Ministério da Educação. O material de apoio aos professores e a prova também são cedidos pelo governo.

A novidade deste ano é que além das questões de Leitura, a Provinha Brasil também inclui questões de matemática, que até então não continham no teste. A Provinha Brasil acontece em duas etapas, sendo que o primeiro teste é aplicado no início do ano e o segundo teste no final do ano letivo.

Em Penápolis, o teste 1 será aplicado nessa semana. Após a correção e análise dos resultados, os professores elaboram projetos de trabalho diversificados para atender alunos que não atingiram os níveis estipulados. Ao final do ano será aplicado o teste 2 a fim de observar o avanço dos alunos do 2º Ano durante o período de alfabetização.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Maísa da Silva Gomes, o objetivo da Provinha Brasil é obter mais informações que auxiliem a avaliação do processo de desenvolvimento da alfabetização e habilidades matemáticas oferecidas nas escolas. “Dessa forma, proporciona aos professores, escolas e Secretaria de Educação, o aperfeiçoamento do currículo, reorientação de práticas pedagógicas e novas propostas de formação para professores alfabetizadores”, explicou.

Diferentes das outras provas, a Provinha Brasil é um instrumento de avaliação da escola e da Secretaria de Educação, portanto, o resultado não é enviado para comparações com outras unidades. O desempenho dos alunos é avaliado pela própria escola, que traçará estratégias pedagógicas para que todos os alunos tenham desenvolvimento satisfatório de alfabetização e habilidades matemáticas.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024