O CIRL – Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado realizou nesta semana ações de conservação e prevenção da estrada municipal Saltinho do Lajeado. Os trabalhos de recuperação da estrada foram iniciados na segunda-feira, 15, sendo concluídos na quarta-feira, 17, garantindo condições adequadas de tráfego de veículos pelo local.
Segundo comentou o coordenador do consórcio, Luiz Antônio Parladore, a estrada apresentava bastantes locais com erosões, impossibilitando a passagem de moradores do bairro rural e também o escoamento da produção agrícola.
Para corrigir o problema, o Consórcio efetuou a construção de camaleões, que têm função de segurar a água da enxurrada, desde a cabeceira da estrada até próximo ao córrego, perfazendo um total de aproximadamente 600 metros de extensão. Além disso, também foram construídas sangrias com caixas coletoras de água.
“Dessa forma, conseguimos retirar a água da enxurrada do leito da estrada, que provocava essas erosões e impediam a passagem dos veículos. Agora, a estrada do Saltinho do Lajeado está em condições adequadas para o tráfego, beneficiando os moradores do bairro e também dos produtores que utilizam a estrada diariamente”, acrescentou.
Para a execução desse serviço, o CIRL contou com parceria do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) que fez o empréstimo de dois caminhões. A Secretaria de Obras e Serviços também fará a colocação de cascalhos na estrada em breve, garantindo assim uma maior durabilidade do leito carroçável da estrada.
Igreja
Além da recuperação da estrada, o Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado também solucionou o problema dos moradores que não conseguiam ter acesso ao estacionamento da Igreja do bairro, devido um barranco que existia no local, impossibilitando a passagem de veículos. “Utilizamos a terra retirada da estrada para fazer o nivelamento da passagem próxima à igreja e assim garantir que os moradores tenham acesso ao local com seus veículos. Esse era um pedido antigo da comunidade e que conseguimos atender nesta semana”, concluiu.
Secom – PMP