As equipes da Secretaria de Obras e Serviços estão atuando em melhorias na estrada do Centro Rural. Os serviços incluem diversas intervenções para melhorar as condições da via e garantir a trafegabilidade dos moradores e produtores rurais. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o final de dezembro.
Segundo o secretário de Obras, o engenheiro Fernando Rosa, os serviços executados são semelhantes aos do programa estadual Melhor Caminho. “Inicialmente é feita a quebra dos barrancos e o levantamento do leito carroçável, retomando o nível da pista para o tráfego”, afirmou.
Para manter o bom estado da estrada rural, a Secretaria de Obras executa um trabalho de drenagem, com a implantação de caixas coletoras de águas pluviais, conhecidas como camalhões. “Nos períodos chuvosos, essa estrutura facilita a drenagem, impedindo o acúmulo de água na pista e garantindo o tráfego”, explicou.
Outra melhoria executada é o cascalhamento da via, um tratamento primário com agregados do tipo cerâmico e fresas que são raspas de asfalto. O secretário de Obras ainda acrescentou que a obra é necessária para evitar o assoreamento do córrego existente na região.
“O córrego é um afluente do Ribeirão Bonito e o seu assoreamento poderia causar danos ambientais. Além da melhoria da trafegabilidade, essa é uma medida preventiva para danos ambientais. A previsão é que o trabalho seja finalizado até o final de dezembro, caso as condições climáticas se mantenham estáveis”, concluiu o engenheiro Fernando Rosa.
Secom – PMP