Quinta-feira, 28 de Março de 2024
03 JAN 2022
FINANÇAS
IPTU 2022: Contribuintes podem quitar imposto com desconto de 10% até 21 de janeiro

A partir deste ano, pagamento dos tributos poderá ser feito por pix

Os contribuintes já podem efetuar o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) referente ao ano de 2022. Quem optar pelo pagamento à vista em parcela única terá o desconto de 10% no valor total do imposto até o dia 21 de janeiro. Os carnês serão distribuídos aos moradores até o dia 10.
Quem optar pelo parcelamento do IPTU, a primeira parcela vencerá no dia 28 de janeiro, conforme especificado em cada carnê. Ao todo, serão distribuídos à população aproximadamente 34,5 mil carnês. O IPTU é a maior receita própria do município, destinado a manter os serviços municipais em funcionamento.
O imposto poderá ser quitado no caixa da Prefeitura de Penápolis, nos bancos conveniados, como a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Sicredi e Casas Lotéricas. No banco Santander, só é possível efetuar o pagamento por meio de débito em conta.

Pagamento por Pix
A partir deste ano, a Prefeitura de Penápolis disponibiliza uma nova forma de pagamento de tributos. Todos os carnês distribuídos contam com um QR Code para pagamento por Pix. A novidade oferece maior facilidade aos contribuintes que podem efetuar os pagamentos em qualquer banco, de qualquer lugar do país e durante 24h por dia.
Os carnês do IPTU 2022 contam com o QR Code que permitirá aos contribuintes fazer o pagamento. Todas as parcelas contam com o código para facilitar o pagamento. Será possível pagá-las em qualquer banco de forma simples e rápida.
Para efetuar o pagamento, o contribuinte deverá abrir o aplicativo do seu banco, apontar a câmera para o código QR e todos os dados do pagamento já serão inseridos. Toda a operação é instantânea. A alternativa de pagamento também traz mais facilidade para as pessoas que residem em outras cidades, mas possuem imóveis em Penápolis.

Outros tributos
Para o ano de 2022, foram confeccionados cerca de 1.300 carnês de ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), com vencimento da parcela única e da primeira parcela no dia 18 de fevereiro. Outros 4.900 carnês referentes à Taxa de Licença serão distribuídos, com vencimento da parcela única e da primeira parcela no dia 18 de fevereiro.
O Serviço Municipal de Rendas atende no piso térreo da Prefeitura (avenida Marginal Maria Chica 1400, Centro). O horário de atendimento ao público é das 08h às 16h (sem intervalo), de segunda a sexta-feira. Mais informações ou esclarecimentos podem ser obtidos pelos telefones (18) 3654.2506 ou 3654.2507.