Quinta-feira, 28 de Março de 2024
17 MAR 2022
Penápolis sedia evento da Funasa sobre saneamento rural
Evento contou com a participação de prefeitos e autoridades dos 42 municípios integrantes da Bacia do Baixo Tietê
O município de Penápolis sediou na manhã de hoje, 17, o evento promovido pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que visa desenvolver ações de saneamento rural nos municípios paulistas. O 9° encontro do “Projeto Estratégico Territorializado de Atuação Governamental no Estado de São Paulo” aconteceu nas dependências da Vinícola Ferracini e contou com a participação de prefeitos e autoridades dos 42 municípios integrantes da Bacia do Baixo Tietê.
Além da participação do prefeito Caique Rossi e a vice-prefeita Dra. Mirela Fink, o encontro regional contou ainda com a presença do Superintendente Estadual da Funasa, Ronaldo Souza Camargo; do presidente da Bacia do Baixo Tietê, Rodrigo Primo Antunes; do coordenador do projeto, o professor Caio Fontana, da Universidade Federal de São Paulo e o engenheiro da Funasa, Sérgio Siebra Moreira.
O projeto de saneamento será realizado em parceria entre a Funasa e a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, da USP (Universidade de São Paulo), em que os municípios farão um diagnóstico das principais necessidades em saneamento das áreas rurais e receberão investimentos para atender as necessidades apontadas.
O Superintendente Estadual da Funasa, Ronaldo Souza Camargo, destacou que serão investimentos a fundo perdido para o município. “O Governo Federal, através da Funasa e Ministério da Saúde, busca promover esse conjunto de ações para o saneamento dos municípios paulistas. As cidades precisam, portanto, traçar o diagnóstico e hierarquizar as prioridades de investimento. Para isso, terão o apoio de mais de 10 mil profissionais notáveis na área de saneamento”, explicou.

Exemplo
O prefeito Caique Rossi destacou o trabalho de saneamento básico realizado em Penápolis ao longo dos anos pelo Daep (Departamento Autônomo de água e Esgoto de Penápolis), tornando o município um exemplo para outras cidades do Estado de São Paulo e do país. “Penápolis é referência em saneamento básico, distribuição de água potável, tratamento de esgoto. Também somos reconhecidos pelo trabalho de reciclagem feito pela Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis) e de preservação ambiental do CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado). Quero agradecer e parabenizar todos os servidores pela realização desses importantes serviços em nosso município”, disse.
A vice-prefeita Dra. Mirela Fink lembrou que falar de saneamento básico é também falar de saúde pública. “Como médica pediatra, posso afirmar que as condições de saneamento de cada região estão diretamente ligadas aos índices de mortalidade infantil”, analisou.
O engenheiro da Funasa, Sérgio Siebra Moreira, parabenizou o município de Penápolis pela excelência em saneamento básico e a elaboração do Plano Municipal de Saneamento que foi referência para outros municípios. “Com a parceria da Fundação Vanzolini, vamos traçar o diagnóstico das áreas rurais dos municípios do Baixo Tietê, para que recebam investimentos em saneamento rural, contemplando os eixos: distribuição de água, tratamento de esgoto e destinação de resíduos sólidos”, concluiu.